Ministro Luís Roberto Barroso toma posse como presidente do STF

Na noite desta quinta-feira (28), a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) esteve presente no coquetel de posse de Luís Roberto Barroso como presidente do Supremo Tribunal Federal (STF).

“A participação das Centrais na posse do presidente do STF é importante. Foi a ação firme do STF no combate ao golpe de Estado no 8 de janeiro que garantiu a manutenção da democracia. Mais recentemente, o STF também declarou a constitucionalidade da contribuição assistencial, instrumento vital para a sustentação material dos sindicatos”, disse o Secretário Geral da CTB, Ronaldo Leite.

Barroso sucecede a ministra Rosa Weber, que completará 75 anos no próximo dia 2 de outubro e terá de se aposentar. A previsão é de que o ministro ficará até 2025 na presidência do STF.

O evento foi organizado pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), e além de Barroso, Edson Fachin foi empossado como vice-presidente do Supremo, os ministros Alexandre de Moraes, Cristiano Nazin, Dias Toffoli, Kassio Nunes Marques e Gilmar Mendes.

A presença da CTB acrescentou uma dimensão significativa à ocasião, demonstrando o interesse e o engajamento da classe trabalhadora nas questões relacionadas à justiça e ao funcionamento das instituições democráticas do país.