Movimentos sociais debatem a situação do Haiti e expressam solidariedade às organizações populares

Intervenção estadunidense e instabilidade política desafiam a democracia haitiana

Na última sexta-feira (30), a Alba Movimentos Sociais realizou um debate sobre a situação do Haiti, que teve a participação de Camille Chalmers, dirigente do Partido RASIN Kan Pèp, partido reagrupamento socialista por uma nova iniciativa nacional, e do secretário Adjunto de Políticas Sociais, Esporte e Lazer da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Carlos Rogério Nunes.

O Haiti, um país historicamente marcado por instabilidade política e desafios socioeconômicos, enfrenta agora uma nova onda de problemas, sendo a mais recente, intervenção dos Estados Unidos. Durante o debate, os participantes expressaram profunda preocupação com a situação no país caribenho.

“É um país que está sendo devastado pela intervenção estadunidense, onde é frequente, golpes de estado, e o surgimento de grupos paramilitares de extrema direita. Que desestabilizam o país – as eleições parlamentares eram para ter sido realizadas, mas elas não correram. Nós dos movimentos sociais nos solidarizamos com as organizações populares do Haiti, que as eleições sejam realizadas e o povo possa escolher seus representantes e impedir a intervenção militar norte americana no país”, disse Carlos Rogério.

As eleições parlamentares, vitais para a restauração da estabilidade democrática no Haiti, foram adiadas devido à atual crise. Os movimentos sociais presentes no debate expressaram sua solidariedade às organizações populares do Haiti, enfatizando a importância de permitir que o povo haitiano escolha livremente seus representantes. Eles instaram a comunidade internacional a respeitar a soberania do Haiti e a não interferir indevidamente nos assuntos políticos do país.

O debate também foi uma oportunidade para conscientizar o público sobre a complexidade da situação no Haiti e para incentivar a solidariedade global. Os participantes enfatizaram a necessidade de apoio internacional para fortalecer as instituições democráticas no país e promover o desenvolvimento econômico e social.