Comissão de Assuntos Sociais aprova carteira de identidade profissional nacional do radialista

Em um marco significativo para a Federação Interestadual dos Trabalhadores em Empresas de Rádio e Televisão (FITERT), a Comissão de Assuntos Sociais aprovou o parecer do senador Laércio Oliveira (PP-SE) pela aprovação da Carteira de Identidade Profissional Nacional do Radialista. Esta aprovação representa um avanço crucial em uma longa jornada que começou em 2007, quando a FITERT adotou a causa da Identidade Profissional Nacional dos Radialistas como uma de suas principais prioridades.

“A FITERT tem buscado incansavelmente a conquista da Identidade Profissional Nacional dos Radialistas desde 2007. Nosso projeto foi aprovado na Câmara Federal em 2017 e, após superar desafios significativos no Senado Federal entre 2021 e 2022, foi lamentavelmente vetado pelo presidente Bolsonaro, uma decisão que foi mantida pelo Congresso Nacional. Agora, vivenciamos este novo momento com a aprovação no Senado Federal mais uma vez e estamos determinados a trabalhar firmemente para sua aprovação na Câmara Federal”, afirmou Fernando Cabral, presidente da FITERT.

A jornada para conquistar a Identidade Profissional Nacional dos Radialistas foi marcada por obstáculos e desafios, especialmente durante o período de pandemia que paralisou temporariamente o progresso do projeto. No entanto, a determinação da FITERT e de seus defensores prevaleceu. O projeto foi meticulosamente revisado e aprimorado, garantindo a sua aprovação em todas as comissões e no plenário do Senado.

A FITERT, junto com os radialistas em todo o país, agora aguarda ansiosamente o próximo passo: a aprovação na Câmara Federal.