STTAR Juazeiro-BA realiza ação do Outubro Rosa com trabalhadoras

O Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Assalariados Rurais (STTAR) de Juazeiro realizou, neste sábado (14), uma importante ação com as trabalhadoras rurais. A iniciativa marca o Outubro Rosa, mês de conscientização e prevenção do câncer de mama e do colo do útero. Cerca de 50 mulheres foram atendidas na ação. “O que me motivou a vir é a prevenção e tendo uma oportunidade dessa a gente não pode perder”, disse a trabalhadora rural Elizângela Evangelista.

Com a programação gratuita para as associadas ao sindicato, as trabalhadoras tiveram café da manhã, palestra e realização de exames preventivos, além de consultas médicas e oftalmológicas. “A promoção de momentos como esse são fundamentais para a valorização das trabalhadoras rurais. Além de fazer lutas importantes, nosso sindicato se preocupa com outros temas de interesse da nossa categoria”, afirmou a secretária geral e Formação Sindical do STTAR Juazeiro, Samara Souza.

Segundo a médica Amanda Castro, iniciativas como essa proporcionam maior contato da população com profissionais de saúde para tirar dúvidas. “É um acolhimento que a gente faz aos pacientes, neste mês às pacientes mulheres. A gente as abraça de uma forma mais aprofundada, chega mais próximo delas para promover mais saúde de uma forma mais acolhedora. A gente trouxe essa campanha do Outubro Rosa com a finalidade de alertar as mulheres sobre a necessidade da prevenção, não somente do câncer de mama, mas delas se cuidarem para a vida mesmo, porque a gente trabalha na função de cuidar, e esse cuidar a gente vê na prevenção, diagnósticos precoce, que são as melhores forma de agir”, destacou.

com informações do STTAR Juazeiro, A Notícia do Vale e CTB-BA.