IV Conselho Nacional da CTB: Conheça mais o estado do Pará

Nos dias 8 a 10 de novembro de 2023, a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), irá realizar o seu IV Conselho Nacional, que acontece pela primeira vez na região Norte do Brasil, em Belém, no Pará. Com o tema “Democracia, desenvolvimento, sustentabilidade e trabalho valorizado”, o evento deve reunir mais de 400 delegados e delegadas, na capital paraense.

O estado do Pará, é um tesouro cultural e ambiental. Com sua rica diversidade, fauna e flora, o estado oferece aos turistas uma experiência única. Nesta matéria, exploraremos as maravilhas culturais e ambientais do Pará, bem como as atrações imperdíveis na capital, Belém.

Gastronomia em Belém

Belém, é conhecida por sua culinária exótica, que reflete a influência das tradições indígenas, africanas e portuguesas. Entre os pratos típicos, temos açaí na tigela, peixe à escabeche, o tacacá e o pato no tucupi, sendo imperdíveis para quem quer experimentar a autêntica comida amazônica.

O açaí não é necessariamente adoçado, na receita tradicional o caldo é engrossado com farinha de tapioca e servido com peixes, camarão e carnes em Belém.

Preservação ambiental do Pará

O Pará também desempenha um papel vital na conservação da natureza. A região abriga uma parte significativa da Amazônia, tornando-a essencial na luta contra o desmatamento e a preservação da biodiversidade.

O estado abriga uma rica diversidade de fauna e flora, possuindo reservas naturais e parques como o Parque Nacional da Amazônia, oferecendo a oportunidade de observar de perto animais como jacarés, araras e botos-cor-de-rosa, além de árvores imponentes como a seringueira.

Faixa Marajoara

Ilha de marajó. Foto: Ricardo Martins

A Faixa Marajoara é uma região localizada no estado do Pará, Brasil, que abrange parte da Ilha de Marajó. Esta região é conhecida por sua vasta herança cultural, especialmente associada à civilização Marajoara, uma antiga civilização indígena que floresceu na região entre 400 e 1400 d.C.

Os visitantes do local podem explorar sítios arqueológicos, museus locais e comunidades que preservam as tradições Marajoara. Além disso, a região oferece uma oportunidade única para os turistas experimentarem a cultura local, provar a deliciosa culinária amazônica e participar de celebrações tradicionais.

As planícies e rios que cercam a ilha são habitat de uma variedade de vida selvagem, incluindo aves migratórias, jacarés e búfalos d’água, que são uma parte importante da economia local.

Cultura Indígena e Afrodescendente

Preservar a cultura Warao entre as crianças é um dos objetivos das comunidades indígenas da etnia em Belém.
Foto: ACNURKlewerson Lima

Os povos indígenas são uma parte essencial do mosaico cultural de Belém. Embora muitos grupos indígenas tenham sido deslocados de seus territórios originais devido à colonização e à expansão urbana, eles ainda mantêm suas tradições, idiomas e práticas culturais. Em Belém, é possível encontrar uma variedade de artesanato indígena, incluindo cerâmicas, tecelagens e objetos esculpidos, que refletem a rica herança artística e habilidades manuais desses povos.

A presença afrodescendente em Belém é profundamente marcada pela herança da escravidão. Durante o período colonial, muitos africanos foram trazidos para a região como escravizados, contribuindo assim para a formação da cultura paraense. Suas influências são evidentes na música, como o carimbó e o lundu, danças tradicionais que misturam ritmos africanos com influências indígenas.

Visite o Mercado Ver-o-Peso

Um dos maiores mercados a céu aberto da América Latina, o Mercado Ver-o-Peso é uma explosão de cores, aromas e sabores. É o lugar perfeito para comprar lembranças locais, ervas medicinais e degustar a culinária regional.

O Mercado de Ver-o-Peso é um ícone de Belém e um dos maiores mercados a céu aberto da América Latina. Além de ser um centro de comércio de produtos locais, o mercado também é um patrimônio cultural e ambiental. Ele se estende às margens do Rio Guamá, proporcionando uma vista deslumbrante do rio e suas atividades de pesca.

Forte do Presépio

Construído em 1616, o Forte do Presépio é uma parte importante da história de Belém e marcou o início da ocupação estratégica do império ibérico nas Américas, impulsionado pela política mercantilista de Portugal e Espanha desde o século XV.

O Pará é um estado repleto de experiências únicas, onde a cultura e o meio ambiente se entrelaçam harmoniosamente. Belém é apenas o ponto de partida para explorar essa riqueza. Aproveite a oportunidade de se conectar com a natureza e descobrir as raízes culturais profundas que fazem do Pará um destino verdadeiramente especial.

O Conselho Nacional da CTB é realizado a cada quatro anos, entre um congresso da CTB e outro, com o objetivo de atualizar o plano de lutas da Central, a conjuntura nacional e internacional e os desafios do movimento sindical brasileiro. Para mais informações entre em contato pelo e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp (11) 97176-9425.