Entidades realizam ação do Outubro Rosa com operárias da construção na Bahia

Uma ação conjunta do Sindicato dos Trabalhadores Na Indústria da Construção e da Madeira no Estado da Bahia (SINTRACOM-BA), Federação Trabalhadores na Indústria de Construção Civil e Madeira da Bahia (FETRACOM-BASE) e Federação Latino Americana dos Trabalhadores da Construção, Madeira e Materiais de Construção (FLEMACOM), com apoio da Central dos Traablhadores e Trabalhadoras da Bahia (CTB-BA), levou conscientização para operárias da construção civil sobre a prevenção do câncer de mama. Reunindo, também, operários, a atividade em celebração ao Outubro Rosa aconteceu na obra Ocean, em Ondina (Salvador). O ato faz parte da campanha Um Passo Pela Vida, Ação Coletiva já! Sempre em Defesa da Vida e tem como tema “Um toque de amor pela vida – Todos (as) juntos no combate ao câncer de mama”.

Segundo a dirigente da FETRACOM-BA, Sônia Maria, “foi um dia de reflexão, conscientização, prevenção e combate ao câncer de mama, com a contribuição das trabalhadoras, diretorias da entidades, e convidados como Jerônimo Júnior da CTB Bahia, a médica Ana Marta Santos, o vereador Augusto Vasconcelos e a deputada estadual Olívia Santana, os dois do PCdoB”.

A presidenta da FLEMACOM, Lúcia Maia, destacou a importância da ação. “Nossas entidades sindicais classistas fazem luta e se preocupam, também, com o esporte, a cultura e a promoção da saúde das suas categorias. Esse é um momento importante para nós, da construção civil”, afirmou.

Dirigente do SINTRACOM-BA, Hercília Conceição falou da importância de mulheres e homens cuidarem da saúde, até para trabalhar melhor. A diretora orientou sobre várias entidades que ajudam gratuitamente quem precisa de serviços médicos. Na ação, participaram a técnica de Segurança do Trabalho, Nadjane Santos, e o diretor administrativo da empresa que realiza a obra, Cristiano Rosa.

ORIENTAÇÃO E APOIO POLÍTICO

Durante a iniciativa, a médica formada em Cuba e especializada em Saúde da Família, Ana Marta, destacou a importância do SUS para a classe trabalhadora e deu orientações de como fazer o exame de toque para saber se há algo anormal com a mama. “É muito importante um sindicato promover atividades dessa natureza com sua categoria. Até porque, problemas sociais e no trabalho impactam a vida dos trabalhadores e das trabalhadoras. Isso mostra que sabe fazer luta e cuidar de outras questões importantes dos seus representados”, enfatizou.

Falando em nome da CTB Bahia, o secretário de Combate ao Racismo, Jerônimo Júnior, e o dirigente Florisvaldo Bispo, ressaltaram o apoio da Central às entidades e aos trabalhadores da construção civil. “É importante que vocês fortaleçam o seu sindicato, que está sempre defendo a categoria e faz atividades como essa. Contem com o apoio firme da CTB”, disse Jerônimo.

O vereador Augusto Vasconcelos e a deputada Olívia Santana parabenizaram as entidades pela iniciativa e colocaram os mandatos à disposição para outras atividades e as lutas que virão. Também destacaram o novo momento do Brasil com o governo Lula. “Esse é o momento de resgatarmos direitos que nos retiraram e avançarmos em novas conquistas”, afirmou Augusto. “Temos que fazer a nossa parte nessa reconstrução do nosso País. Temos um presidente que já está mudando muita coisa, mas precisa de apoio popular para fazer muito mais”, completou Olívia. CTB-BA.