CTB repudia demissões do Metrô de São Paulo

A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) manifesta veementemente repúdio às recentes demissões dos metroviários que ocorreram como resultado do legítimo exercício de seu direito constitucional de greve. É com grande indignação que recebemos a notícia de que oito trabalhadores do Metrô foram demitidos e um foi suspenso, incluindo diretores sindicais e o vice-presidente da entidade, em um ato de perseguição e intimidação.

A atitude da empresa, ao dispensar esses trabalhadores, é não apenas intempestiva e arbitrária, mas também antissindical. Entendemos que esta medida severa é uma tentativa descarada de enfraquecer uma categoria que está na vanguarda da resistência contra o projeto do governo estadual de privatizar todos os serviços públicos. Em vez de abordar as verdadeiras questões que afetam a segurança e o bem-estar dos cidadãos, o governo optou por uma abordagem antidemocrática, atacando aqueles que lutam incansavelmente em defesa do transporte público e da qualidade dos serviços prestados à população.

É essencial observar que enquanto os trabalhadores do Metrô são alvos dessas medidas punitivas, as verdadeiras questões que afligem os usuários diários do sistema de transporte público são deixadas de lado. Vemos diariamente trens superlotados, problemas estruturais nos trilhos, riscos à segurança pública e uma série de incidentes que colocam em perigo a vida dos cidadãos. De maneira oposta de enfrentar esses desafios e garantir a segurança dos passageiros, o governo opta por atacar os próprios trabalhadores que estão na linha de frente dessa batalha diária.

Nesse contexto, a CTB expressa total solidariedade aos metroviários e às suas famílias. Estamos ao lado desses trabalhadores, que têm enfrentado as adversidades em sua luta por condições de trabalho justas.

Exigimos justiça para os metroviários demitidos e solicitamos que o governo reconsidere essa decisão arbitrária. A CTB permanecerá firme ao lado dos trabalhadores, lutando incansavelmente pelos seus direitos e pela justiça social.

Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB)