Dieese: 71,9% das negociações coletivas resultam em aumentos reais em setembro

Segundo análise do Dieese, 71,9% de 256 negociações da data-base setembro, concluídas até 13 de outubro, resultaram em ganhos acima do Indice Nacional de Preços ao Consumidor, do Instituto Brasileiro de Geografi a e Estatística (INPC-IBGE). Outras 13,7% conquistaram ganhos iguais ao INPC; e 14,5% tiveram resultados abaixo desse índice.

Em relação a agosto, o exame de novos registros mostrou melhora do quadro publicado no boletim anterior (nº 36): o percentual de ganhos acima da inflação subiu de 79,1% para 82,3%; a proporção de reajustes iguais ao INPC saltou de 4,5% para 9,1%; e o percentual de resultados abaixo do índice inflacionário caiu de 16,4% para 8,5%.

Por outro lado, a variação real média dos reajustes apresentou nova queda em setembro e atingiu o valor de 0,78% acima do INPC. Vale destacar, no entanto, que ela continua positiva há 13 datas-bases, após longo período de valores negativos durante a pandemia de covid-19,

Em 2023, contando com as negociações de setembro, o percentual de resultados acima da inflação é de 78,1%. Reajustes iguais ao INPC totalizam 16,7%; e abaixo desse índice equivalem a 5,3%. A variação real média no ano, até o momento, é de 1,14% acima da inflação. Os dados correspondem à análise dos resultados de 13.204 negociações coletivas, desde janeiro.
Fonte: Dieese