Dia do Servidor (a) Público (a): Celebrando a dedicação e resistência dos trabalhadores (as) do setor público

No dia 28 de outubro, o Brasil celebra o Dia do Servidor (a) Público (a), uma homenagem à dedicação e ao trabalho dos homens e mulheres que servem a nação em diversas áreas essenciais, como saúde, educação, limpeza, previdência e assistência social. Esta data instituída em 1937 durante o governo Vargas, representa não apenas uma comemoração, mas também um lembrete da grande importância desses profissionais para a sociedade brasileira.

O secretário dos Serviços Públicos e dos Trabalhadores Públicos da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), João Paulo Ribeiro, destaca o valor do Dia do Servidor (a) Público (a) não apenas como um dia de festa, mas como um momento para retomar a dignidade perdida e inovar as esperanças dos trabalhadores do setor público. É uma oportunidade para reforçar a importância da negociação coletiva para esses profissionais, que desempenham um papel fundamental na construção do país.

A Constituição Cidadã de 1988 consagrou os direitos e deveres das categorias que trabalham no serviço público, assegurando a realização de concursos para a carreira e a estabilidade no cargo. Estas medidas foram implementadas para garantir que os profissionais fossem subordinados à lei, não aos caprichos de superiores hierárquicos ou políticos. No entanto, em tempos de mudança e transição, os trabalhadores do setor público enfrentam desafios significativos.

O presidente da CTB, Adilson Araújo, denuncia uma ofensiva feroz contra os direitos e conquistas dos servidores públicos. Ele critica a proposta de reforma administrativa (PEC 32) encaminhada ao Congresso, que visa acabar com a estabilidade do servidor e abrir caminho para a privatização indiscriminada dos serviços públicos, incluindo o Sistema Único de Saúde (SUS) e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Adilson argumenta que a verdadeira causa dos desequilíbrios nas contas públicas são os pagamentos excessivos de juros aos banqueiros, não os investimentos nas políticas públicas que beneficiam os menos favorecidos.

Neste 28 de outubro, mais do que nunca, é essencial fortalecer os laços de unidade e solidariedade entre os trabalhadores do setor público. É um momento para resistir contra os retrocessos neoliberais, defender os serviços públicos e reafirmar o compromisso com a valorização dos servidores. Enquanto o país enfrenta desafios econômicos e políticos, os trabalhadores do setor público continuam firmes em sua missão de servir o povo brasileiro com dedicação e integridade.