Impacto da redução da jornada e fim da jornada 6×1 para os trabalhadores

Por: Ana Paula Brito

A luta das trabalhadoras e dos trabalhadores pela redução da jornada de trabalho não é uma luta recente. Historicamente, a classe trabalhadora tem que lutar contra jornadas excessivas e exaustivas para conquistar direitos e qualidade de vida. 

Desde a Revolução Industrial, no Século XVIII, o mundo do trabalho sofreu inúmeras transformações, mas a luta pela redução da jornada sem redução de salário seguiu em pauta.  Na época da Revolução Industrial, a jornada diária de trabalho costumava ser de até 16 horas com apenas 30 minutos de pausa para o almoço, inclusive para mulheres e crianças. Tal jornada excessiva levavam à fadiga extrema, o que aumentava o risco de acidentes no local de trabalho, gerando lesões musculares, deformidades ósseas, estresse e desgaste psicológico.

A luta pela redução da jornada de trabalho sem redução de salário é uma pauta que unifica as centrais sindicais. Hoje, convivemos com uma jornada de 44 horas semanais no Brasil, com 8 horas diária. Segundo o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), a redução da jornada para 40 horas semanais vai virar mais de 3 milhões de novos postos de trabalho e, uma subsequente redução para 36 horas geraria aproximadamente 6 milhões de empregos. Enquanto alguns países avançam para jornadas 4×3, onde trabalhadores trabalham quatro dias e folgam três, aqui o fim da escala 6×1 vai passar por um grande debate que precisa de apoio de parlamentares do Congresso Nacional.

É importante frisar que a Convenção 47 da Organização Internacional do Trabalho (OIT) recomenda que a jornada de 40 horas semanais e aponta estudos científicos comprovam que qualquer trabalho acima disso traz problemas para saúde dos trabalhadores e das trabalhadoras. Isso pode ser comprovado com as mudanças na jornada de 6h que sofreram os trabalhadores metalúrgicos da CSN, em Volta Redonda, que tiveram sua jornada de 6h elevada para 8h, sem aumento de salário, e viram sua qualidade de vida e condições de trabalho desde então piorarem, com aumento de acidentes e até de mortes no ambiente de trabalho. Esse ano, já foram 3 óbitos por acidentes de trabalho na CSN, por exemplo.

Para além das carga horária, é preciso também dar um fim na jornada 6×1 que impacta a vida dos trabalhadores e trabalhadoras comerciários, farmacêuticos e do setor de serviços como um todo. São trabalhadores e trabalhadoras que recebem salários baixos e tem apenas 1 dia na semana para seu lazer e para cuidar da casa, conviver com seus filhos e, se sobrar tempo, descansar. Essa situação levou ao surgimento do movimento espontâneo em defesa fim da jornada 6×1, ao qual as Centrais Sindicais precisam somar forças. 

O fim da escala 6×1 não pode representar a adoção de uma jornada 5×2 com cargas horárias de 10h ou mais por dia para trabalhadores e trabalhadoras. Ele precisa vir para melhorar a vida das pessoas, reduzindo a jornada de trabalho total, sem redução de salários, para gerar mais emprego e se converter também em elevação da qualidade de vida para a classe trabalhadora.

Precisamos dar um fim a toda lógica de trabalho que não garante para os trabalhadores e trabalhadoras tempo de descanso, estudo e convívio social. Não podemos compactuar com uma lógica onde a atividade laboral ocupa quase toda vida do ser humano, deixando pouco tempo para convivência familiar, para cuidados com a saúde e para atividades de cultura e lazer.

Não queremos viver apenas para trabalhar! O fim da jornada 6×1 é um passo importante para construção de uma sociedade mais justa e digna para trabalhadores e trabalhadoras, mas não pode vir só. É preciso que ele não represente um aumento de jornada para os trabalhadores e também não reduza salários. Somente com o fim da jornada 6×1, sem aumento de jornada diária e sem redução salarial avançaremos na melhoria das condições para os trabalhadores e trabalhadoras!

Ana Paula Brito é comerciária e Secretária de Comunicação e Imprensa da CTB Rio de Janeiro.