A Saúde é um direito do povo brasileiro

Por: Débora Melecchi

A Saúde é um direito do Povo Brasileiro! Garantiu a Constituição Federal de 1988. E nesta toada, quando o Brasil e as brasileiras e brasileiros estavam sob ataques diretos de um governo fascista, ultraliberal, que tomou força no país com o golpe da presidenta Dilma Rousseff, os movimentos sociais se agigantaram com protagonismo digno como representantes que compõem a democracia participativa, atuando de forma coletiva, mas por dentro e respeito ao controle social do SUS.

E nesta toada de resistência ativa, o Conselho Nacional de Saúde (CNS) lançou, em plena pandemia da Covid19, numa transmissão ao vivo, em 05 de outubro de 2021, a 17ª Conferência Nacional de Saúde. A 17ª CNS, com o tema “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia”, quando a constituição cidadã completava 33 anos.
No processo de realização da 17ª CNS um conjunto de entidades (UBM,CTB,UNEGRO,CONAM,MOHRAN) criaram o Movimento Nacional Saúde pela Democracia.

O movimento + SUS já realizou conferências livres e plenárias nacionais contribuindo decisivamente com a mais contundente evidência da tese de que a agenda da defesa da Saúde como Direito é produtora de uma maioria progressista em torno de nossas contratações sociais, colocando luz sobre os temas estratégicos(Financiamento, Modelo de Atenção, Equidade, Valorização do Trabalho, Fortalecimento da Gestão Pública, Valorização das Saúde das Mulheres, Complexo Econômico Industrial da Saúde etc..), que obtiveram mais de 95% de aprovação nos 48 grupos de trabalho na etapa nacional da 17ª CNS.

O ano de 2024 é de eleições municipais, de norte a sul do Brasil, em que milhões de pessoas serão mobilizadas para o debate político de seu território mais próximo, oportunidade singular para o Movimento Nacional Saúde pela Democracia +SUS é + Brasil contribuir para a derrota das forças da Morte, do ódio, da violência, do negacionismo, do racismo e de tantos outros atrasos civilizatórios.

Construir uma plataforma para a Saúde que traduza as deliberações da 17ª Conferencia Nacional de Saúde, que se ligue ao dia a dia do povo e aponte os caminhos para o atendimento de suas necessidades, fazendo com que ela chegue a todos os rincões do Brasil é uma tarefa inadiável e imprescindível.

E o movimento vem ampliando, com mais adesões, a cada dia. Por isso, para essa construção coletiva você é pessoa convidada para debater conosco, dia 23 de novembro às 19h pela plataforma Zoom, quando realizaremos plenária nacional: “Eleições 2024 e a Defesa do SUS e da Democracia”, tendo por entidades promotoras CONAM, CONACS, CTB, Enfar, Fenafar, Juventude Pátria Livre, MOHRAN, UBM, UJS, UNA e UNEGRO.

Coloque na sua agenda e inscreva-se pelo link https://forms.gle/QAprZTUh6bEfpeeK6.

Débora Melecchi , diretora da Federação Nacional dos Farmacêuticos (Fenafar)