CTB realiza abertura do 4° Conselho Nacional, em Belém-PA

Nesta quarta-feira (08), a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) deu início ao 4º Conselho Nacional com o tema “Democracia, Desenvolvimento, Sustentabilidade e Valorização do Trabalho”. O evento, realizado na capital paraense, reuniu líderes sindicais, políticos, e representantes de diversas categorias para debater temas cruciais, como o combate às privatizações, a crise climática e o papel do movimento social e sindical diante dos desafios do Brasil. Antes do inicio das atividades, os cetebistas tiveram uma recepção calorosa na capital paraense, e foram recebidos no aeroporto pelo grupo musical: zimba da capital.

A cerimônia de abertura contou com a presença do prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, e da vice-governadora do Pará, Hana Ghassan, além do presidente nacional da CTB, Adilson Araújo, o presidente estadual da CTB Pará, Cléber Rezende, e outros importantes líderes sindicais e políticos, como Valéria Morato, Rosa de Souza, Antônia Trindade, Rosângela (diretora do SINAI), Vânia Marques (diretora da CONTAG), Jorge Panzera (presidente do PCdoB Pará), Moacir Auersvald (presidente nacional da Nova Central), Glauber (Central Única dos Trabalhadores), Ivo Borges (Força Sindical), Ivan (União Geral dos Trabalhadores), Lélio Costa (presidente do CODEN), Gregório Neto (agente Distrital Icorari), Paulo Gaia (superintendente Regional do Trabalho do Pará) e representantes de diversos movimentos sociais.

O presidente nacional da CTB, Adilson Araújo, destacou a preocupação da organização com as recentes tragédias naturais, como a ventania em São Paulo e os danos irreparáveis causados no Rio Grande do Sul, atribuindo parte desses problemas à ineficiência das privatizações. “A CTB se prepara e se energiza diante dessas questões urgentes. As privatizações têm trazido insuficiências e inoperância, como vimos nos casos das famílias em São Paulo que ficaram sem energia elétrica”, afirmou.

Cleber Rezende, presidente da CTB Pará, ressaltou a importância do evento, que reuniu representantes das centrais sindicais de todo o país, incluindo a região amazônica. “O encontro iniciou com o debate das perspectivas e desafios para a construção de um novo projeto nacional de desenvolvimento e sustentabilidade que inclua o povo brasileiro e garanta emprego e renda, observando a necessidade da sustentabilidade dentro do aspecto da construção da COP-30 para 2025”, disse.

A programação para os próximos dias inclui diversos painéis e debates. No dia 9 de novembro, quinta-feira, estão previstas atividades como a leitura e aprovação do Regimento Interno, apresentação do documento do 4º Conselho Nacional da CTB, painéis sobre a Amazônia Viva, biodiversidade, mudanças climáticas, ação global em defesa do trabalho decente e valorização do trabalho. O evento também conta com atividades culturais, fortalecendo o vínculo entre os participantes.

No dia 10 de novembro, sexta-feira, os debates continuarão com foco na participação política das mulheres, o novo ciclo desenvolvimentista, a atualidade do movimento sindical brasileiro, organização sindical e valorização da negociação coletiva. A apreciação da proposta de resolução encerrará o evento, marcando o fim dos trabalhos do 4º Conselho Nacional da CTB em Belém.