Sintaema convoca assembleia para decidir sobre greve unificada contra privatização da Sabesp

O Sindicato dos trabalhadores em água, esgoto e meio ambiente do estado de São Paulo (Sintaema) divulgou edital nesta terça-feira (14) convocando os trabalhadores (as) da Sabesp para assembleia geral extraordinária que será realizada virtualmente na quinta-feira (23). O objetivo da assembleia é decidir sobre greve unificada com metroviários, ferroviários e professores do Estado que protestam contra as privatizações da Sabesp, Metrô, CPTM e contra a retirada de recursos da educação.

“A participação dos trabalhadores (as) da Sabesp é essencial porque o que está em risco é o desmonte de uma empresa lucrativa e que é responsável pela qualidade da água, do tratamento de esgoto e da saúde de milhões de paulistanos que são atendidos pela Sabesp”, afirmou a direção do Sintaema.

Para o sindicato, o governador Tarcísio de Freitas ataca ao mesmo tempo direitos e serviços que são essenciais à maioria da população. “Ele quer transformar o saneamento, o transporte e a educação em negócio para gerar lucro para poucos e penalizar o povo, especialmente as camadas mais vulneráveis”, afirmou a direção do Sintaema.

O PL 1.501/2023, que autoriza a privatização da Sabesp, está seguindo uma tramitação acelerada na Alesp porque o governador pretende votar ainda este ano. O Sintaema tem feito plantão na Alesp e ao mesmo tempo mobiliza os trabalhadores do saneamento para comparecerem na quinta-feira (16) em ato público contra a privatização da Sabesp, Metrô e CPTM e na audiência pública na assembleia convocada pelo governador.

“A assembleia do dia 23 é fundamental para mobilizar a categoria. A Sabesp virou uma obsessão do governador e ele está se mexendo para vender a empresa o mais rápido que ele puder. Os trabalhadores também estão mobilizados e a nossa expectativa é fazer uma grande assembleia dia 23 e dar uma resposta ao Tarcísio”, completou a direção do Sintaema.