Barão encerra 2023 com chope ‘na laje’ e encontrão das mídias alternativas

Sim, senhoras e senhores. Chegou aquele momento do ano em que o Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé convoca amigos, parceiros, vizinhos e curiosos em geral para a sua tradicional, vibrante e etílica festa de fim de ano!

O encontro ocorre no dia 16 de dezembro, às 15h30, na capital paulista. Teremos chope à vontade (R$ 60 por pessoa), espetinhos, música e a oportunidade de mais um encontrão das mídias alternativas e independentes em nossa casa, que fica na Rua Araújo, 124.

Garanta agora mesmo a sua participação pelo botão abaixo ou clicando aqui neste link:

2023: reconstrução democrática e muita reivindicação!

Após um longo inverno iniciado com o golpe que alçou Michel Temer e sua “ponte para o passado” à presidência e o desastre bolsonarista no poder, com muita luta, o Brasil se reencontrou com a democracia. Com fôlego renovado, o Barão apostou suas fichas no que sempre fez de melhor: aglutinar ativistas, comunicadores populares e mídias alternativas, independentes e periféricas para a construção de uma agenda que as fortaleça e aponte na direção da democratização da comunicação.

Ao longo de todo o ano, o canal da entidade no YouTube vem promovendo um balanço permanente das políticas de comunicação do governo Lula: o que foi feito, o que falta fazer e, sobretudo, quais são as demandas do conjunto.das mídias progressistas.

Espaço de pluralidade, o Barão organizou mais de 15 entrevistas coletivas com ministros e representantes do governo para oportunizar o canal direto entre a institucionalidade e a comunicação contra-hegemônica. Todas as transmissões estão disponíveis no canal da entidade.

Além disso, o Barão realizou, em parceria com o Observatório das Eleições e da Democracia, o Seminário Comunicação, Desinformação e Reconstrução Democrática do Brasil. A programação de quatro dias de intensos debates, divididos em 12 mesas compostas por pesquisadores, professores, blogueiros, jornalistas, ministros e ex-ministros.

Filiado ao Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), o Barão também participou da 24ª Plenária Nacional da organização no mês de março. Como saldo, Rita Casaro, membro da coordenação do Barão, assumiu o cargo de Secretária de Comunicação do FNDC.

Um dos eventos mais aguardados no calendário de atividades da entidade, o Seminário Os desafios da comunicação numa era de desinformação e ataques à democracia aconteceu em Salvador/BA, em junho. 100% gratuito, o Barão reuniu um timaço para discutir a conjuntura do país, as ameaças à democracia e os desafios colocados no campo da comunicação: o combate à desinformação, a necessidade da regulação das plataformas, comunicação pública, entre outros. O Seminário contou com o apoio do Governo do Estado da Bahia.

No âmbito dos blogueiros, foram realizados seis encontros estaduais de comunicadores e ativistas digitais: São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraíba, Pernambuco, Espírito Santo e Piauí. Em todos eles o Barão de Itararé teve participação na organização.

A entidade também participou ativamente da defesa do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST), alvo de CPI promovida pela bancada bolsonarista em Brasília com fins de atacar não apenas o MST, mas também Lula, seu governo e todos os movimentos sociais. A contribuição do Barão se deu por meio de conversas realizadas com dirigentes do MST, parlamentares envolvidos na CPI e o conjunto da mídia progressista.

Por fim, o Barão de Itararé segue erguendo firme a bandeira do internacionalismo. A entidade participa do Fórum de Comunicação para a Integração de Nossa América (FCINA), que reúne dezenas de veículos e organizações da América Latina e do Caribe na construção de uma agenda unitária de luta pela democratização da comunicação na região. Além do FCINA, o Barão também contribui com o coletivo ComunicaSul, grupo de jornalistas da mídia alternativa que viaja o continente desde 2012 para cobrir eleições e eventos políticos relevantes. Em 2023, o grupo esteve nos primeiros e segundos turnos das eleições no Equador e na Argentina, fornecendo gratuitamente material jornalístico de qualidade para a mídia alternativa brasileira.

E aí, curtiu nosso balanço? Curta também o Barão nas redes sociais. Participe de nossa festa e saiba como lutar ao nosso lado!

Twitter do Barão: twitter.com/cbaraodeitarare

Facebook do Barão facebook.com/baraomidia

Instagram do Barão: instagram.com/baraomidia