Considerado “pai do Pré-sal”, Guilherme Estrella faz palestra em Mossoró-RN

A convite da organização do XIII GEO Políticas, o geólogo Guilherme de Oliveira Estrella faz palestra nesta terça-feira, 21, em Mossoró-RN. A atividade acontece na Arena Petróleo & Gás, no campus da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), a partir das 10h30, e abordará “A Importância Histórica da Exploração no Onshore Brasileiro”.

Considerado um dos principais protagonistas da descoberta de petróleo na camada pré-sal das Bacias de Campos (RJ) e Santos (SP), Guilherme Estrella pertence à primeira geração de geólogos formada no Brasil. Ingressou na Petrobras em 1965, onde trabalhou por várias décadas, atuando no Brasil e no exterior.

Por sua competência técnica e científica, Estrella ocupou cargos de chefia, gerências e superintendências, chegando à diretoria de Exploração e Produção da Petrobras em 2003, primeiro ano do primeiro mandato do presidente Lula. Deixou a empresa em 2012, com um vasto currículo de serviços prestados ao longo de sua carreira profissional.

XIII GEO Políticas

Idealizado pela Federação Brasileira de Geólogos (FEBRAGEO), o Ciclo de Debates “GEO Políticas” vem sendo desenvolvido em vários estados brasileiros, em parceria com as entidades profissionais locais de geólogos. O evento tem por objetivo congregar representantes de instituições, órgãos, empresas e entidades para discussão e proposição de políticas públicas nacionais, regionais, estaduais e municipais, relacionadas à Geologia e temas correlatos.

Com o tema “Petróleo e Transição Energética” esta 13ª edição do GEO Políticas, organizada pela Associação Profissional dos Geólogos do Rio Grande do Norte (AGERN), será desenvolvida em duas etapas. No período de 20 a 23 de novembro, o evento acontece em Mossoró, nas dependências da UFERSA, paralela e conjuntamente com Mossoró Oil & Gas Expo.

Já a segunda etapa, que será promovida nos dias 27 e 28 de novembro, terá sua programação totalmente desenvolvida no campus central da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em Natal.