CTB parabeniza CONTAG no aniversário de 60 anos

Confira abaixo a mensagem do presidente da CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil), Adilson Araújo, à direção da Contag na comemoração do 60º aniversário da entidade:

Em nome da direção da CTB desejo parabenizar os 60 anos da Contag, que foi fundada no dia 20 de dezembro de 1963, momento em que nosso país atravessava uma conjuntura agitada e marcada, de um lado, pela efervescência da luta pela reforma agrária e, do outro, pela mobilização das forças conservadoras e do imperialismo visando o golpe militar, que ocorreu três meses depois.

São seis décadas de luta em defesa dos trabalhadores e trabalhadoras rurais, em estreita aliança com o proletariado urbano, pelo fortalecimento da agricultura familiar, pela democracia e por um Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário, que tem por pilares um Plano Nacional de Reforma Agrária e o fortalecimento da agricultura familiar.

Nesta trajetória de luta destaca-se a resistência ao regime militar, a participação na campanha das Diretas Já, a organização de campanhas salariais e greves de assalariados rurais em 1979 e 1980.

Cumpre ressaltar a valorização e os avanços nas lutas das trabalhadoras rurais pela igualdade, a participação paritária das mulheres na direção da Confederação e a realização das memoráveis Marchas da Margaridas, reunindo centenas de milhares de manifestantes em Brasília, colocando em pauta a reforma agrária e o fortalecimento da agricultura familiar.

Temos também a agenda do Grito da Terra Brasil, que é ampla e demanda o reforço e aperfeiçoamento das políticas agrícolas (assistência técnica, crédito), a efetivação da reforma agrária (desapropriação de terras e criação e manutenção de assentamentos), políticas sociais (saúde, previdência, educação e assistência social), bem como o fortalecimento do Pronaf, que foi uma grande conquista da categoria em luta liderada pela Contag.

Vale ressaltar também o importante papel da entidade na luta pela sucessão rural. Consideramos que a juventude quer ficar no campo, quer produzir alimentos saudáveis, quer cuidar do meio ambiente. Mas, a falta de condições adequadas acaba expulsando os jovens dos seus territórios. Reafirmamos que é preciso ter maior atenção com a juventude rural. É uma prioridade a atualização do Plano Nacional de Sucessão Rural.

Ao longo dos últimos anos, a Contag também esteve na linha de frente da luta de resistência contra o golpe de 2016, que colocou em curso uma agenda de restauração neoliberal, e as ameaças obscurantistas do governo neofascista liderado por Jair Bolsonaro. Deu uma preciosa contribuição para a vitória do Lula e a derrota da extrema direita no pleito presidencial, o que afastou por enquanto o risco de barbárie e abriu novas perspectivas para as forças progressistas e o povo brasileiro.

Os trabalhadores e trabalhadoras rurais, sejam da agricultura familiar ou assalariados, são simplesmente imprescindíveis para nossa economia e nossa sociedade, embora não gozem de um reconhecimento à altura de sua relevância, uma vez que seus interesses não coincidem com os das classes dominantes, que dominam o agronegócio, concentram a propriedade da terra e são hostis à reforma agrária, direitos sociais e políticas de valorização da agricultura familiar.

O movimento desses trabalhadores e trabalhadoras merece destaque na agenda geral de lutas da nossa CTB e suas lideranças ocupam posições importantes na Central Classista. O Novo Projeto Nacional de Desenvolvimento que defendemos, com valorização do trabalho, democracia e soberania, compreende o desenvolvimento sustentável do campo em contraposição ao projeto do agronegócio, ancorado na destruição do meio ambiente e dos povos originários.

Temos consciência de que a agricultura familiar é fundamental para a produção de alimentos saudáveis e de qualidade. Ela é responsável por 77% dos estabelecimentos agropecuários do país, ocupando 23% das terras dos estabelecimentos rurais. Emprega 74% da mão de obra rural e responde por 38% da renda bruta do setor.

A agricultura familiar produz quase todos os alimentos consumidos pelos brasileiros, com destaque para o milho, mandioca, feijão, frutas, verduras, legumes, animais de médio porte e pecuária leiteira. Ela contribui para a segurança alimentar e nutricional da população, oferecendo produtos saudáveis, diversificados e acessíveis.

Ela preserva a biodiversidade e os recursos naturais, praticando a policultura, a rotação de culturas, o uso racional da água e o manejo ecológico do solo. Ela valoriza a cultura e a identidade dos povos e comunidades tradicionais, mantendo vivas as tradições, os saberes e os modos de vida do campo.

A agricultura familiar é um patrimônio do Brasil, que precisa ser reconhecido, apoiado e incentivado, é uma fonte de desenvolvimento econômico, social e ambiental para o país. Cumpre acrescentar o reconhecimento e a valorização da agricultura familiar pelas Nações Unidas, que em sua 72ª Sessão da Assembleia Geral adotou o período de 2019-2028, por Resolução n. 72/239, como a Década da Agricultura Familiar.

Em memória de Aloísio Carneiro, Margarida Alves, Manoel dos Santos, entre tantos outros lutadores que tombaram nas trincheiras da resistência certificamos que a nossa Contag, que agora completa 60 anos, mantém acesa a chama da esperança e segue sendo um poderoso instrumento de luta da classe trabalhadora brasileira.

Se o campo não planta, a cidade não almoça e nem janta!

Parabéns CONTAG
Que venham mais 60 anos!