Reunião esclareceu dúvidas sobre a proposta do Saúde Caixa

Empregados da Caixa na Bahia e Sergipe se reuniram nesta quinta-feira (30), para discutir a proposta de acordo sobre o Saúde Caixa. O encontro foi realizado por videoconferência e chegou a contar com 186 participantes simultâneos, além de outros que entraram e saíram da sala durante o evento.

Organizada pela Federação dos Bancários e os sindicatos da Bahia e Sergipe, a reunião cumpriu com o objetivo de esclarecer as dúvidas dos empregados e empregados da Caixa sobre a proposta apresentada pelo banco.

O secretário geral da Federação, Emanoel Souza, que integra a CEE Caixa, apresentou as informações de como se deu o processo de negociação, que durou seis meses, e só avançou após muita pressão do movimento sindical e a mobilização dos empregados. As informações foram complementadas pelo diretor do Sindicato de Sergipe Marcelo Oliveira Santos, que também participou dos debates com a Caixa.

O representante do empregado no Conselho de Administração da Caixa, Antônio Messias, também deu sua contribuição para esclarecer um pouco mais sobre a proposta de acordo e a importância de manter o Saúde Caixa.

Após a explicação detalhada da proposta, os participantes puderam fazer perguntas e também se manifestar sobre os pontos abordos. Todas os questionamentos foram respondidos, inclusive os feitos através do chat.

Para Emanoel Souza, se essa não é a proposta ideal, mas foi a possível, conquistada com muita negociação e mobilização da base. “Rejeitar a proposta seria deixar nas mãos da Caixa, que determinasse unilateralmente o custeio do Plano, por isso a orientação do Comando Nacional dos Bancários é pela aceitação da proposta, votando sim na assembleia virtual do dia 5 de dezembro”, finalizou.

Informações: Feebase.