Carlos Pronzato lança documentário “Zumbi dos Palmares – Uma voz para o mundo” em São Paulo

Na próxima terça-feira (05), o renomado cineasta Carlos Pronzato apresentará seu mais recente trabalho, o documentário intitulado “Zumbi dos Palmares – Uma voz para o mundo”, no Espaço Itaú de Cinema, localizado na Rua Augusta, 1475, em São Paulo. A produção, propõe uma reflexão sobre o legado do líder quilombola Zumbi dos Palmares e sua influência na luta pela liberdade.

Através de entrevistas e depoimentos de intelectuais, pesquisadores e ativistas, o documentário mergulha na trajetória histórica de Zumbi dos Palmares, destacando sua contribuição inestimável para a resistência negra e a busca pela igualdade. A obra também aborda a relevância do tombamento da Serra da Barriga e do Memorial Zumbi, sob a perspectiva da militância negra alagoana, com especial ênfase na atuação da Associação Cultural Zumbi e do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas da UFAL.

O filme, que tem sido exibido em diversas cidades do país ao longo do mês de novembro, teve sua estreia na Bahia no dia 8, seguida por quatro exibições em Sergipe nos dias 9 e 10. Maceió recebeu o documentário nos dias 13 e 14, enquanto o Rio de Janeiro teve o lançamento no Estação Botafogo em 25 de novembro. As cidades de Campinas-SP e Taubaté-SP também foram contempladas, respectivamente, nos dias 30 de novembro e 1 de dezembro.

O lançamento nacional do documentário ocorreu em União dos Palmares, em 17 de novembro, no Auditório do Palácio Zumbi dos Palmares, da Prefeitura. A escolha do local ressalta a importância histórica da região, que foi palco de eventos fundamentais na luta pela liberdade e igualdade no Brasil.

Carlos Pronzato, reconhecido por seu comprometimento com produções que abordam questões sociais, expressa sua satisfação em apresentar o documentário ao público paulistano. A expectativa é de que a exibição em São Paulo amplie ainda mais o alcance da mensagem de Zumbi dos Palmares, contribuindo para a conscientização sobre a importância da preservação da memória e da luta pela igualdade racial no Brasil.