Unidade e Luta por uma Marinha Mercante genuinamente brasileira

Neste 28 de dezembro, data magna da Marinha Mercante do Brasil, o Sindicato Nacional dos Oficiais da Marinha Mercante (Sindmar) se dirige aos homens e às mulheres do mar para convidá-los a uma reflexão sobre o papel de cada um na preservação de uma Marinha Mercante que se possa identificar como brasileira.

Os marítimos brasileiros, não temos dúvidas, pretendem continuar comandando, chefiando e tripulando navios em nossas águas, com salários justos e boas condições de trabalho. Para que isso ocorra, é essencial compreender a importância de fortalecermos a presença da bandeira brasileira e dos tripulantes nacionais em nossas águas.

Não é de agora que armadores internacionais demonstram disposição para lucrar em nossa cabotagem e apoio marítimo com embarcações registradas em paraísos fiscais, operando em condições substandard e importando para o nosso mar acidentes, danos à saúde dos tripulantes e ao meio ambiente, além de situações de assédio e abandono de marítimos pelos armadores estrangeiros.

Na bandeira brasileira, é muito mais difícil que isso ocorra.

O Sindmar está determinado a consolidar a presença do Brasil no mapa da campanha internacional de combate às bandeiras de conveniência, cujo lema “Nowhere to Hide” (Nenhum Lugar para se Esconder) foi adotado pelos sindicatos da Federação Internacional dos Trabalhadores em Transportes (ITF), que completou 75 anos em 2023.

Para podermos navegar no rumo certo para um futuro melhor, estamos dialogando com parlamentares e vamos buscar alterar a lei BR do Mar para dar mais efetividade ao emprego de brasileiros. Seguiremos atuando também na tentativa de mudar a política de afretamento intensivo de navios petroleiros em bandeiras estrangeiras na cabotagem nacional, prática que impera há anos na Petrobras.

Os oficiais e os eletricistas mercantes podem ter um papel importante na construção de um futuro melhor para os marítimos brasileiros nos próximos anos, apoiando a atuação do Sindmar como associados.

Entre em contato com o seu Sindicato, filie-se e colabore na defesa dos nossos postos de trabalho.

Juntos somos mais fortes.

Unidade e Luta!