Em fevereiro, movimentos sociais se unirão em seminário nacional para discutirem desafios

Nesta segunda-feira (15), a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) marcou presença em uma reunião estratégica organizado pela “Frente Brasil Popular” e “Povo Sem Medo”, que reuniu 30 representantes de diversas organizações dos movimentos sociais do Brasil. O principal objetivo do encontro foi a elaboração de um Seminário Nacional, que recebeu aprovação para ocorrer no dia 5 de fevereiro, em São Paulo.

O evento, que ocupará todo o dia, ainda tem seu local a ser definido. A pauta prevista para a manhã abordará a análise da conjuntura atual, enquanto a tarde será dedicada ao planejamento das ações dos movimentos sociais para o ano de 2024.

Carlos Rogério Nunes, secretário Adjunto de Políticas Sociais, Esportes e Lazer da CTB, destacou a necessidade de união dos movimentos sociais, populares e centrais neste ano desafiador. Ele ressaltou as pressões internacionais decorrentes da situação de guerra e as ameaças da extrema direita no cenário nacional. Muitos projetos de interesse dos trabalhadores e da população em geral estão em discussão, e a extrema direita pressiona o governo para obstruir o avanço das medidas populares propostas pelo governo de Luiz Inácio Lula da Silva.

“Como representante da CTB, reforcei a importância de estarmos unidos neste ano que se apresenta difícil devido às pressões internacionais e à ascensão da extrema-direita. Muitos projetos cruciais para os trabalhadores estão em pauta, e a extrema-direita busca impedir o progresso das medidas populares do governo Lula. Nesse sentido, participaremos ativamente a nível nacional e convocamos todas as CTBs estaduais a se engajarem nos debates. É crucial que possam enviar seus representantes para participar do Seminário Nacional, que ocorrerá no dia 5 de fevereiro aqui em São Paulo”, enfatizou Nunes.

O Seminário Nacional promete ser um espaço de diálogo e articulação estratégica, buscando fortalecer a atuação dos movimentos sociais diante dos desafios políticos e sociais que se apresentam em 2024. A CTB convoca a participação ativa de todos os interessados, enfatizando a importância da unidade para enfrentar os obstáculos que se apresentam no atual contexto nacional e internacional.