Nota de apoio das centrais sindicais ao juiz Hermann de Araújo Hackradt

O trabalho vem sofrendo uma desvalorização sistemática no Brasil. Nos últimos anos a classe trabalhadora sofreu fortes regressões. Através de uma reforma trabalhista, leia-se desproteção laboral, os direitos sindicais e sociais foram atingidos, os sindicatos e as centrais sindicais tiveram o seu papel de representação fragilizados, as suas bases materiais atingidas. Já contra a Justiça do Trabalho, além de diminuir o seu papel, criou-se obstáculos para que os trabalhadores não tenham acesso à mesma. Foi a maior desregulamentação contra o trabalho já feita no Brasil.

Atualmente, em um novo ambiente político nacional promissor, a valorização do trabalho está sendo retomada e o sindicalismo classista brasileiro luta por mudanças que reconheçam o papel dos Sindicatos, as negociações coletivas e contra a precarização do trabalho.

Nesse quadro, além das necessárias mobilizações políticas, os juízes progressistas também contribuem à essas recomposições. O exemplo mais recente foi o da Justiça de Trabalho da Argentina que suspendeu a reforma trabalhista draconiana do atual Governo. Portanto, o sindicalismo deve contribuir pelas participações democráticas nas estruturas do Poder Judiciário. Em seu conjunto, a resultante dessa atuação mais ampliada cria possibilidades mais favoráveis à nossa classe.

Nessa direção, as sessões das Centrais Sindicais da CUT, da CTB, da Intersindical, da Força Sindical e da Nova Central do Rio Grande do Norte, além da FETARN -Federação dos Trabalhadores Rurais do Rio Grande do Norte -, apoiam a candidatura do Juiz Hermann de Araújo Hackradt para o cargo de Desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região.

O Juiz Hermann de Araújo Hackradt está na magistratura desde 1993. É Doutor do Trabalho pela Universidade de São Paulo, Mestre em Ciências Sociais pela UFRN, foi Coordenador do Comitê de Pesquisa da ENAMAT – Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho e presidente da AMATRA 21 – Associação dos Magistrados do Trabalho da 21ª Região.

Ao longo de sua trajetória, as suas decisões, artigos e palestras comprovam o seu compromisso com o direito do trabalho, o acesso à justiça para todos e contra a precarização do trabalho. A sua nomeação significa a presença da valorização do trabalho.

Natal, RN, 15 de janeiro de 2024

Irailson Costa – CUT    |     Alexander Brito – CTB    |     José Antônio Beatox – Força Sindical     

Santino Arruda – Intersindical   |   Joaquim Bezerra – Nova Central   |   Erivan do Carmo – FETARN

NOTA-DE-APOIO-DAS-CENTRAIS-SINDICAIS