Trabalhadores de diversos países se unem em solidariedade à greve geral na Argentina contra medidas de Milei

Na próxima quarta-feira (24), trabalhadores de várias partes do mundo se unirão em atos de solidariedade à greve geral que ocorrerá na Argentina. A mobilização, convocada pela Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), juntamente com outras centrais sindicais e entidades do movimento social, sindical e estudantil, tem como objetivo expressar repúdio ao pacote de medidas econômicas propostas pelo recém-eleito presidente argentino, Javier Milei.

Javier Milei, alinhado a uma visão “ultralibertária”, propõe uma redução significativa do papel do estado na oferta de serviços básicos à população, o que tem gerado forte resistência por parte dos trabalhadores e dos movimentos sociais. Inspirado em figuras como Donald Trump e Jair Bolsonaro, Milei representa uma ameaça à organização desses grupos e à busca por uma sociedade democrática, justa e igualitária.

A mobilização da população argentina contra os decretos e pacotes de Milei serve como exemplo e inspiração para ações em escala global. Trabalhadores de diversos países se unirão nesta quarta-feira, dia 24 de janeiro, em atos de solidariedade ao povo argentino, rejeitando as políticas ultra libertárias propostas pelo presidente e demonstrando que tais ideias não serão aceitas.

Manifestações no Brasil

O ato de solidariedade no Rio de Janeiro acontecerá na frente do Consulado da Argentina, localizado na Praia de Botafogo, 228, a partir das 14h. Outras capitais brasileiras e diversas cidades ao redor do mundo também sediarão eventos semelhantes, formando uma frente global contra as medidas de Milei, que são vistas como ataques diretos aos direitos trabalhistas e serviços públicos conquistados com esforço pela população argentina.

Um dos eventos está marcado para as 17h em São Paulo, em frente ao Consulado Geral da Argentina, localizado na Avenida Paulista, 2313. A iniciativa é apoiada por diversas organizações políticas, incluindo a Confederação Geral do Trabalho, a Frente de Esquerda e dos Trabalhadores – Unidade, além de movimentos sociais.

Em Brasília, a Embaixada da Argentina será palco de outra manifestação em apoio à paralisação nacional dos trabalhadores argentinos, marcada para as 10h, no SES 803, St. de Embaixadas Sul SES 803.

Com informações: Seperj