CTB participa de ato em comemoração aos 40 anos do MST

Adilson Araújo, entregou o "Troféu Esperançar - Uma homenagem aos guerreiros e guerreiras da pátria brasileira" - ao dirigente do MST.

No último sábado (27), a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) marcou presença no ato de celebração pelos 40 anos do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST). O evento reuniu ministros de Estado, dirigentes políticos e representantes de diversos movimentos sociais. A CTB foi representada pelo Presidente Adilson Araújo, o Secretário Geral Ronaldo Leite, o Secretário de Relações Internacionais Nivaldo Santana, o Secretário de Imprensa e Comunicação Anderson Guahy e o Secretário de Políticas Sociais, Esporte e Lazer Carlos Rogério.

O MST, que completa quatro décadas nesta segunda-feira, iniciou mais um ciclo de resistência e conquistas na busca pela Reforma Agrária Popular e pela garantia de uma vida digna para trabalhadores e trabalhadoras do campo e da cidade.

A história do MST tem raízes profundas na luta ancestral dos povos originários, camponeses e quilombolas. Como movimento social, teve sua origem no 1º Encontro Nacional do MST, realizado em 1984, em Cascavel, no Paraná.

Foto: CTB.

Ao longo desses 40 anos, o Movimento tem se destacado por exemplos memoráveis de solidariedade, destinando toneladas de alimentos às vítimas de enchentes e desastres naturais. Além disso, tem sido coerente na prática de uma agricultura sustentável e de qualidade, livre de agrotóxicos e à margem da lógica capitalista predatória que orienta o agronegócio.

A determinação do MST na luta pela democratização da propriedade da terra no Brasil despertou o ódio de grandes capitalistas e latifundiários do campo. Recentemente, esse ódio se manifestou na chamada CPI do MST, constituída por parlamentares bolsonaristas ligados aos ruralistas. A iniciativa tinha o propósito de criminalizar a luta pela reforma agrária, mas, no final, mostrou-se infrutífera.

Adilson Araújo, presidente da CTB, ressaltou a importância dessa jornada conjunta com o MST e as forças progressistas do país. Ele parabenizou o Movimento dos Sem Terra e celebrou o aniversário, afirmando: “Temos pela frente um longo caminho a percorrer ao lado do MST e das forças progressistas do nosso país, repleto de histórias a serem construídas lado a lado em busca da transformação social. Queremos parabenizar o Movimento dos Sem Terra e celebrar este aniversário com todos aqueles e aquelas que levantam a histórica e heroica bandeira da Reforma Agrária e batalham diuturnamente contra as mazelas do capitalismo”, disse.