SRTE ouve SINTRACOM e FETRACOM sobre segurança na construção

Foto: Srte.

Após tomar medidas de fiscalização e apuração do acidente na obra do prédio Art Studio (da construtora André Guimarães), em Salvador, a superintendente regional do Trabalho, Fátima Freire, convidou dirigentes do SINTRACOM-BA e da FETRACOM-BA para debater iniciativas que melhorem a segurança no ambiente de trabalho da construção civil.

“Trata-se de uma entidade que merece atenção especial em função da atividade de sua categoria. Foi um encontro para ouvir as entidades e ver o que a SRTE pode aprimorar em seu trabalho para prevenir acidentes como esse. A ideia nossa é construir um grupo de trabalho (GT) para pensar medidas que reforcem a segurança nas obras”, pontuou dra. Fátima, lembrando que tem um novo concurso para a contratação de mais 900 auditores fiscais do trabalho e que ouvirá, também, o sindicato patronal.

Dirigente da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Construção e da Madeira (CONTRACOM), Raimundo Brito lembrou que o equipamento foi um avanço em relação aos antigos. “Mas, é preciso atenção com a manutenção e um outro equipamento auxiliar para que os trabalhadores fiquem presos a um cinto de segurança, evitando um acidente caso o elevador tenha algum problema. As empresas e a SRTE precisam verificar a veracidade dos certificados que as empresas possuem em relação aos equipamentos estarem aptos para uso nas obras”, defendeu.

O presidente da FETRACOM (Federação Estadual dos Trabalhadores da Construção e da Madeira), Edson Cruz, elogiou a ideia do GT e pediu a inclusão do sindicato patronal [Sinduscom] e a Fieb [Federação das Indústrias da Bahia]. “É importante reforçar atenção no setor elétrico, pois tem acontecido muitos acidentes. Além de observar alguns produtos usados, como uma cola que tem provocado alergia em muitos trabalhadores.

MAIS IDEIAS

Segundo o dirigente do SINTRACOM, Florisvaldo Brito, houve um tempo em que havia na antiga DRT uma equipe exclusiva de auditores para atuar na construção civil. “Infelizmente, por conta da saída de muitos profissionais e a não reposição, a equipe foi desfeita, complicando ainda mais a situação. Seria importante a parceria entre os auditores fiscais e membros da Fundacentro para melhorar esse trabalho”, destacou.

Presente na reunião, a dirigente da CTB Bahia, Sônia Maria, chamou atenção para a situação de trabalhadores que realizam obras em condomínios residenciais. “Eles também precisam da atenção dos órgãos de fiscalização. Muitas vezes, trabalham sem equipamentos adequados para sua segurança. A Central tem apoiado as ações dos sindicatos nessa questão do ambiente de trabalho mais saudável. Queremos trabalho decente, com qualidade e segurança”, afirmou.

Também participaram da reunião os dirigentes Amando de Jesus e Edson Ataide, que reforçaram as ideias apresentadas na reunião e celebraram a contratação de novos auditores fiscais do trabalho. Informações: CTB-BA.