CTB participa de Seminário Conjunto das Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo

Foto: Priscila Ramos

Os desafios da atual conjuntura política foram debatidos nesta segunda-feira (5), no Seminário Conjunto das Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo, realizado em São Paulo (SP), no Espaço Cultural Elza Soares, do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra).A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), esteve presente com o vice-presidente, Ubiraci Dantas, o secretário de Políticas Sociais, Esporte e Lazer, Carlos Rogério Nunes, o secretário de Relações Internacionais, Nivaldo Santana, e o secretário de Imprensa e Comunicação, Anderson Guahy.

Além de debaterem a unidade contra o avanço da extrema-direita, o seminário definiu o calendário de lutas. Entre as datas que as frentes organizam ações, estão:

• 22 a 24 de fevereiro:  jornada latino-americana anti-imperialista em Foz do Iguaçu;
• 8 de março: Dia Internacional da Mulher;
• Março das mobilizações dos atingidos por barragem;
• Abril de Lutas: mobilização no campo, dos sem-terra aos indígenas;
• 1 de maio: Dia do Trabalhador;
• 5 de junho: Mobilização mundial convocada pela Via Campesina Internacional para combate às mudanças climáticas;
• 20 de maio pela libertação do ativista Julian Assange;
• Junho a outubro: campanha eleitoral;
• 18 e 19 de novembro – G20 no Rio de Janeiro.

A CTB juntamente com a CONAM, UBM, FACESP e UJS, presente na elaboração do plano de ação das Frentes. Foto: CTB.

O secretário de Políticas Sociais, Esporte e Lazer falou sobre a participação ativa da unidade no seminário. “Construímos uma agenda conjunta e reafirmamos o papel da democracia e da participação popular para o governo Lula efetivamente é executar o seu programa de governo e escutar os movimentos sociais, os movimentos populares desse ano em 2024. Esse seminário conjunto teve a presença de quase 300 militantes dos movimentos sociais, a maioria das entidades nacionais, geralmente aqui de São Paulo e ou de Brasília, dos estados mais próximos. E na internet aproximadamente 1200 pessoas. Então podemos dizer que contou com a participação de quase 1500 militantes e ativistas sindicais de todo o Brasil”, contou Carlos Rogério.

O vice-presidente, Ubiraci Dantas ressaltou a importância do seminário para fortalecer a democracia. “Estamos aqui no seminário no sentindo de contribuir com a luta e fortalecer a democracia do Brasil. Considero que a questão central é o bem estar do povo brasileiro, essa é a consolidação da democracia e para isso temos que ajudar o Lula, enfrentar os rentistas, o sistema financeiro internacional e o Banco Central”, disse Ubiraci Dantas (Bira).