Conttmaf, Sindmar e FUP debatem aumento da frota de navios com diretores da Petrobras

Foto: Contmaff.

Atendendo a pedido da Petrobras, a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transporte Aquaviário e Aéreo, na Pesca e nos Portos (Conttmaf), o  Sindicato Nacional dos Oficiais da Marinha Mercante (Sindmar) e a Federação Única dos Petroleiros (FUP) se reuniram com as diretorias de Processos Industriais e Produtos (DPIP) e de Logística, Comercialização e Mercados (DLCM) da empresa nesta sexta-feira (16), no Centro do Rio de Janeiro.

Na reunião, foi debatida a necessidade de a Petrobras operar navios-tanques e FPSOs em bandeira brasileira para reduzir o afretamento desenfreado de embarcações e unidades offshore registrados em bandeiras de conveniência.

As entidades sindicais ressaltaram a importância de a Petrobras se comprometer com a construção de navios, plataformas e sondas no Brasil, gerando emprego e renda para trabalhadores brasileiros, movimentando a economia em nosso país e na indústria naval nacional.

Os sindicatos defenderam, ainda, a realização de um processo seletivo público (PSP) para marítimos em plataformas e unidades offshore.

Eles consideram que a Petrobras, sendo uma empresa integrada de logística, necessita ter domínio do conhecimento sobre transporte marítimo para ter êxito em suas atividades.

Outro ponto cobrado pelos sindicatos foi o incremento do número de navios brasileiros de propriedade da Transpetro, conforme prevê a legislação vigente.

Pela Petrobras, estiveram presentes à reunião Cláudio Schlosser (Diretor de DLCM), William França (Diretor de DPIP) e Daniel Sales (Gerente-executivo de Logística).

Entre os representantes dos trabalhadores, participaram Carlos Müller (Presidente do Sindmar e da Conttmaf), José Válido (Segundo-presidente do Sindmar e diretor da Conttmaf), Odilon Braga (Diretor-secretário da Conttmaf e do Sindmar), Nilson Lima (Diretor financeiro do Sindmar), Deyvid Bacelar (Coordenador nacional da FUP) e Joacir Pedro (Diretor da FUP). Com informações: Conttmaf.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.