Comerciários de Itabuna-BA realizam manifestações para reforçar campanha salarial

Foto: Comerciarios

Para reforçar a campanha salarial e fazer os patrões de supermercados iniciarem as negociações, o Sindicato dos Comerciários de Itabuna e Região realizou, nesta quinta (22), manifestações nas empresas Mix Mateus, Itão e Carrefour. A ação contou com o apoio da vereadora Wilmaci Oliveira (PCdoB) e representantes de outros sindicatos.

Segundo a presidenta da entidade, Amanda Santos, os patrões precisam sentar logo e apresentar propostas que valorizem a categoria. “As manifestações são para demonstrar nossa insatisfação com o desprezo do sindicato patronal, que não se dispõe a negociar. Entregamos a pauta de reivindicação há mais de 1 mês e aguardamos resposta”, afirma.

A sindicalista ressalta que, além dos protestos, o momento foi de conversar com os trabalhadores e as trabalhadoras de supermercados sobre a importância da participação da categoria na campanha. “Queremos a negociação o mais breve possível, para que a campanha não se prolongue. Lutamos por reajuste com ganho real e mais direitos”, destaca.

Presidente da FEC Bahia, Jairo Araújo, destaca que os bons números do comércio e do setor contrariam a postura ruim dos patrões. “Segundo dados do Dieese, o comércio baiano cresceu 4,8% na Bahia, enquanto no Brasil foi 1,7%. O setor de supermercados registrou crescimento de 5,5%, contabilizando 17 meses consecutivos de crescimento. Na variação da receita nominal de vendas (dezembro/2023 x novembro/2022), o setor viu crescimento de 9,5% no Brasil e de 10,1% na Bahia. Os dados são do IBGE. Portanto, é hora de sentar à mesa e negociar”, enfatiza. Informações: Peleja.blog.br