Semana de 4 dias tende a se tornar uma mudança permanente no Reino Unido

Um ano após a conclusão do maior teste do mundo de adoção da semana de trabalho de quatro dias, a grande maioria das empresas participantes ainda permitia que os seus funcionários trabalhassem uma semana mais curta e mais da metade tinha tornado a mudança permanente.

Durante seis meses, entre junho e dezembro de 2022, trabalhadores de 61 organizações no Reino Unido trabalharam 80% das suas horas habituais — pelo mesmo salário — em troca da promessa de cumprir 100% da sua produção habitual.

Pelo menos 89% dessas empresas ainda aplicavam a política e pelo menos 51% tinham tornado a semana de quatro dias permanente no final de 2023, de acordo com um relatório publicado por um dos organizadores da experiência. Duas empresas não responderam aos pesquisadores que compilaram o relatório.

O estudo foi divulgado na quarta-feira (21) pela Autonomy, um think tank que conduziu o teste de 2022 com a organização sem fins lucrativos 4 Day Week Global e a 4 Day Week UK Campaign em parceria com pesquisadores das universidades de Cambridge e Oxford e do Boston College.

Os efeitos da redução da jornada de trabalho foram extremamente benéficos para os funcionários e para as suas empresas, de acordo com o relatório.

O relatório Autonomy também destaca os métodos que as organizações têm utilizado para sustentar uma semana de quatro dias, incluindo a revisão das normas relativas a reuniões, comunicações de trabalho e priorização.

“Neste estudo, ficou claro que a semana de quatro dias não é apenas uma novidade: empresas em todo o Reino Unido têm conseguido ‘fazê-la durar’”, escreveram os autores.

Quase metade das 61 organizações que participaram do teste de 2022 são de marketing e publicidade, serviços profissionais e setor sem fins lucrativos. O restante abrange uma variedade de setores, incluindo construção, manufatura, varejo, saúde e artes e entretenimento.

Os apelos para reduzir a semana de trabalho multiplicaram-se nos últimos anos. Esses apelos ficaram mais fortes depois que milhões de funcionários passaram a trabalhar remotamente durante a pandemia e pararam de se deslocar, economizando tempo e dinheiro.

Houve uma série de experiências com a semana de quatro dias em todo o mundo, incluindo um ensaio em 2022 em 33 empresas, com a maioria dos trabalhadores baseados nos Estados Unidos e na Irlanda.

No final do teste, os trabalhadores relataram desfrutar de melhor saúde física e mental, maior equilíbrio entre vida pessoal e profissional e satisfação geral com a vida, e menos exaustão no trabalho – e essas melhorias foram mantidas um ano depois.

“O ponto principal é que as fortes conclusões em seis meses não se devem a novidades ou a impactos de curto prazo. Estes efeitos são reais e duradouros”, disse Juliet Schor, professora de sociologia no Boston College, que entrevistou funcionários das empresas que participaram no ensaio.

A maioria das pessoas adoraria uma semana de trabalho de quatro dias. Gerentes e CEOs de 28 organizações também concordaram em responder perguntas adicionais. Todos disseram que a semana de quatro dias teve um impacto positivo na empresa. A rotatividade do pessoal caiu em metade das organizações, quase um terço disse que a política melhorou visivelmente o recrutamento e 82% relataram efeitos benéficos no bem-estar do pessoal.

Fonte: vidaetrabalho.com.br

 



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.