Novas forças produtivas: alavanca para a nova etapa de desenvolvimento da China

Por José Reinaldo Carvalho (*) 

Realizam-se desde os dias 4 e 5 de março as sessões do Comitê Nacional da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês (CCPPC), o mais alto organismo consultivo da China, e a Assembleia Popular Nacional, o mais alto órgão legislativo. As Duas Sessões constituem o mais importante acontecimento político anual do país e expressam o exercício da democracia popular em toda a vida da sociedade chinesa.

O presidente Xi Jinping enfatizou na terça-feira (5), durante a segunda sessão da 14ª Assembleia Popular Nacional, o desenvolvimento de novas forças produtivas de qualidade, de acordo com as condições locais

Xi, também secretário-geral do Comitê Central do Partido Comunista da China (PCCh) e presidente da Comissão Militar Central, fez as observações quando participou de uma deliberação com colegas legisladores da província de Jiangsu, no leste da China, informa a mídia nacional. Ele pediu para se concentrar no desenvolvimento de alta qualidade como a principal prioridade, demandando esforços para intensificar a inovação, promover indústrias emergentes, adotar planos com visão de futuro para o desenvolvimento de indústrias orientadas para o futuro e melhorar o sistema industrial modernizado.

Xi destacou ao mesmo tempo que desenvolver novas forças produtivas de qualidade não significa negligenciar ou abandonar as indústrias tradicionais. O presidente realçou assim a importância de aplicar bem o conceito de “novas forças produtivas”.

É uma maneira inovadora de abrir caminho para ingressar numa nova etapa do desenvolvimento da China, enfrentando com solidez os desafios econômicos. A nação percorre agora o caminho por um novo modelo de desenvolvimento econômico baseado na inovação em setores avançados, incluindo o da produção de veículos elétricos, novos materiais, voos espaciais comerciais, tecnologia quântica e ciências da vida.

A declaração do presidente Xi Jinping dá importantes diretrizes para o impetuoso desenvolvimento econômico do país. Ao enfatizar a necessidade de desenvolver novas forças produtivas de qualidade, Xi demonstra uma visão estratégica voltada para o futuro.

A ênfase no desenvolvimento de alta qualidade como prioridade máxima reflete a busca por uma economia sustentável e inovadora. O presidente destaca a importância da inovação e do investimento em indústrias emergentes, além da transformação e atualização dos setores tradicionais. Essa abordagem é essencial para impulsionar o crescimento econômico e a competitividade internacional da China.

É interessante observar que Xi ressalta a importância de levar em consideração as características locais na promoção do desenvolvimento de novas indústrias. Isso mostra uma compreensão da diversidade regional e a necessidade de adaptar as estratégias de desenvolvimento de acordo com as particularidades de cada região. Essa abordagem demonstra uma visão moderna e alinhada com as demandas da época.

As reformas propostas por Xi, como a melhoria das instituições subjacentes e a criação de um ambiente de negócios de nível mundial, são cruciais para impulsionar o desenvolvimento econômico. A proteção dos direitos de propriedade, o acesso ao mercado e a concorrência leal são elementos fundamentais para atrair investimentos e promover o crescimento sustentável.

É encorajador ver o compromisso do presidente com o bem-estar das pessoas e com a segurança no local de trabalho. O desenvolvimento econômico deve estar atrelado ao progresso social e ao aumento da qualidade de vida da população. Realizar a prosperidade comum para todo o povo é uma das exigências da modernização ao estilo chinês. A busca por um desenvolvimento inclusivo e equitativo é essencial para garantir a estabilidade e a harmonia na sociedade.

Em suma, as declarações de Xi Jinping durante a Assembleia Popular Nacional mostram uma visão estratégica e abrangente para o desenvolvimento econômico da China. O foco na inovação, na qualidade e na adaptação às condições locais reflete um compromisso com a sustentabilidade e a competitividade. Espera-se que essas diretrizes impulsionem ainda mais o crescimento econômico do país e elevem a qualidade de vida da população.

As medidas propostas pelo presidente Xi Jinping têm uma grande importância não apenas para a China, mas também para a relação do país com o mundo e com o Brasil.

O foco no desenvolvimento de novas forças produtivas de qualidade e na inovação demonstra que a China se capacita cada vez mais e melhor para se tornar um país integrado à economia global, contribuindo para o desenvolvimento da economia mundial, participando no mercado internacional com elevado grau de competitividade.

A realização das Duas Sessões da China é um fato positivo para as relações com o Brasil. Afinal, este ano comemora-se o 50º aniversário do estabelecimento dos laços diplomáticos entre os dois gigantes. As medidas anunciadas podem ter um impacto significativo na relação da China com o Brasil. Como dois dos principais países em desenvolvimento, Brasil e China têm uma relação econômica robusta e diversificada. A busca da China por uma economia de alta qualidade e inovadora pode abrir novas oportunidades de cooperação com o Brasil, especialmente em setores como tecnologia, inovação, energias renováveis e agricultura.

Além disso, o estímulo à criação de grupos de indústrias emergentes estratégicas com competitividade internacional pode levar a um aumento do investimento chinês no Brasil, o que pode resultar em uma maior transferência de tecnologia, criação de empregos e impulsionamento do desenvolvimento econômico do Brasil.

As medidas propostas por Xi Jinping também podem ter um impacto indireto na relação da China com o Brasil. O fortalecimento da economia chinesa e sua busca por uma maior participação no comércio global podem influenciar as políticas comerciais e de investimento do país. O Brasil precisará acompanhar essas mudanças e buscar uma relação equilibrada e mutuamente benéfica com a China.

(*) José Reinaldo Carvalho é membro do Comitê Central e da Comissão Política Nacional do Partido Comunista do Brasil e presidente do Cebrapaz – Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.