Intercâmbio entre CTB e Cuba fortalece parcerias e visão sustentável na agricultura

Durante os dias 25, 26 e 27 de março, a cidade de Juazeiro-BA, foi palco de um encontro significativo entre representantes sindicais, instituições e comunidades locais, destacando a colaboração entre a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), o Consulado de Cuba em São Paulo, Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe, e o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) e Sindicato dos Assalariados e Assalariadas Rurais de Juazeiro (STTA). Sob a liderança do presidente da CTB, Adilson Araújo, e com participação de Waldenir Britto, José Manuel (Zezinho), Agnaldo Meira, entre outros, a iniciativa promoveu um intercâmbio valioso de conhecimentos e experiências em diversas áreas, especialmente no contexto da agricultura.

Explorando modelos de desenvolvimento agrícola

Um dos pontos altos desses dias de intensa colaboração foi a oportunidade de observar de perto a dinâmica do setor agrícola, com ênfase nas práticas desenvolvidas pela Agrovale. Esta empresa se destaca por seu processo produtivo avançado, combinando automação e mecanização, enquanto também preserva técnicas tradicionais da pequena agricultura. Essa abordagem híbrida não apenas impulsiona a produção de etanol e açúcar, mas também ressalta a importância da inovação sustentável na agricultura.

Educação e desenvolvimento sustentável

Além das visitas às instalações da Agrovale, os participantes também tiveram a oportunidade de conhecer o trabalho do IRPAA (Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada) que desempenha um papel crucial na educação e no desenvolvimento das comunidades rurais. O IRPAA demonstrou como técnicas educativas podem capacitar as famílias do campo a prosperarem mesmo em regiões áridas, como o semiárido nordestino. Ao promover práticas agrícolas sustentáveis, o IRPAA oferece esperança e soluções tangíveis para desafios ambientais.

Fortalecendo a comunidade e a solidariedade

Outro destaque do encontro foi a visita à Horta Comunitária João Paulo II, um exemplo vivo de cooperação e sustentabilidade. Composta por 100 famílias, esta cooperativa cultiva hortaliças de forma totalmente orgânica, contribuindo para a segurança alimentar local e para a conscientização sobre os impactos da crise climática. Essa iniciativa destaca o poder da comunidade em promover mudanças positivas em sua própria realidade.

Mesa Redonda em Juazeiro-BA debate os desafios de Cuba no século 21

Entre os principais participantes estavam o Embaixador Benigno Pérez, Cônsul Geral de Cuba em São Paulo e a titular do Consulado de Cuba, Loreta Blanco, juntamente com o presidente da CTB, Adilson Araújo. A mesa redonda proporcionou um espaço de discussão e reflexão sobre questões relevantes para a nação cubana.

“Expressamos nossa gratidão aos colegas da direção nacional do CTB, bem como aos do CTB de Juazeiro pela atenção recebida e por nos terem permitido conhecer as experiências, úteis para Cuba, na produção agrícola. A visita foi importante e é reconhecido o trabalho que realizam para alcançar o crescimento econômico com aumento da qualidade de vida da população da região, principalmente na produção de alimentos”, disse o Embaixador Benigno Pérez.

Visita a sede do Sintagro

A CTB também visitou a sede do Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas Agrícolas, Agroindustriais e Agropecuárias dos Municípios de Juazeiro (Sintagro), filiado à Central.

Reunião no Distrito de Irrigação de Maniçoba

A CTB também visitou o Distrito de Irrigação de Maniçoba, que é uma entidade civil sem fins lucrativos que atende produtores assentados na área de Maniçoba. A missão do Distrito é Transformar o Perímetro no melhor produtor de frutas do Vale do São Francisco, elevando condições
socioeconômicas dos produtores e suas famílias, integrando produtores, organização e comunidade.

Perspectivas futuras e parcerias

As visitas programadas durante os dois dias proporcionaram uma visão abrangente das atividades econômicas locais, tanto nas áreas irrigadas quanto nas regiões de sequeiro. Essa experiência enriquecedora não apenas fortaleceu os laços entre os participantes, mas também inspirou discussões sobre possíveis parcerias e ações futuras. A representação cubana expressou seu entusiasmo com as oportunidades de colaboração, o que sugere perspectivas promissoras para o futuro.

“A visita promovida pela CTB em Juazeiro foi muito importante, propocionou ver na prática áreas da agricultura familiar, horta comunita orgânica, tecnologias de convivência com o Semiárido a exemplos de captação de água de chuva, tecnologias da cana, modernização do sistema de irrigação, questão energética. Além da integração de temas tão importantes para a vida humana como saúde e educação e a necessidade de buscar e fortalecer parcerias”, disse Agnaldo Meira, Diretor do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Juazeiro Bahia (STRJ).

O presidente da CTB, Adilson Araújo, enfatizou a importância desse intercâmbio e sua contribuição para a construção de uma sociedade mais justa e sustentável. Ele ressaltou a diversidade de modelos apresentados durante o encontro, destacando sua relevância para o sindicalismo classista e para o desenvolvimento das comunidades em todo o mundo. Com esperança e determinação, os participantes saíram do evento motivados a continuar construindo um futuro melhor, baseado na cooperação e na solidariedade entre nações e comunidades. “Eu saio daqui entusiasmado de que a gente vai poder construir muitas coisas juntas, e penso que esse é o espectro daquilo que se buscou construir a nível de intercâmbio nesses dias que nós visitamos a cidade de Juazeiro, no norte da Bahia”, finalizou.

Um comentário