Sindicatos e Governo em Diálogo: Estratégias para reindustrializar o Brasil

Foto: divulgação.

Nesta terça-feira (10), o vice-presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Ubiraci Dantas marcou presença em uma reunião com autoridades do governo brasileiro, representando a Central. O encontro contou com a participação do Ministro da Secretaria Geral da Presidência da República, Márcio Macedo, da Ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, e do Ministro do Trabalho, Luiz Marinho, além de líderes sindicais proeminentes como Miguel Torres, presidente da Força Sindical, Sergio Nobre, da CUT, Patah, da UGT, e Neto, da CSB.

Em uma pauta abrangente, os participantes discutiram a atual conjuntura econômica do país e as medidas necessárias para reindustrializar o Brasil. Bira, vice-presidente da CTB, expressou sua visão sobre o assunto, destacando a importância da Nova Indústria Brasil (NIB), apresentada ao país pelo coordenador do projeto, Ministro e Vice-Presidente da República, Geraldo Alckmin, com supervisão do ex-presidente Lula. Ele considerou esta iniciativa como um excelente ponto de partida, desde que alguns obstáculos sejam superados.

Durante sua intervenção, Bira enfatizou os principais desafios enfrentados, incluindo o arcabouço fiscal restritivo que limita investimentos, as altas taxas de juros que prejudicam o desenvolvimento econômico e a estagnação dos investimentos públicos. Ele ressaltou a necessidade urgente de uma campanha pela redução imediata das taxas de juros e um aumento substancial dos investimentos públicos como medidas essenciais para reverter essa situação.

Além disso, a aplicação prática da legislação que garante igualdade salarial para trabalho igual foi destacada como uma prioridade. Os participantes também concordaram sobre a importância de uma comunicação mais ágil do governo com a sociedade, especialmente sobre suas realizações e planos futuros.

Como um passo adicional, a CTB entregou uma nota técnica sobre industrialização, elaborada com cuidado, e convidou todos os presentes a participarem de uma audiência pública dedicada à industrialização, agendada para o dia 17 de abril às 10:00 horas na Comissão de Direitos Humanos do Senado Federal. Este evento visa promover um debate amplo e inclusivo sobre estratégias para impulsionar o setor industrial e fortalecer a economia do país.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.