STTAR de Juazeiro celebra 8 anos de luta e projeta novas conquistas

Foto: divulgação.

Referência no sindicalismo de trabalhadores rurais da Bahia, o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Assalariados Rurais (STTAR) de Juazeiro celebrou 8 anos de lutas e histórias nesta terça (23). Nasceu durante a resistência ao golpe dado na presidenta Dilma Rousseff, em 2016, e contra o triste governo de Michel Temer. Surgiu lutando contra a Reforma Trabalhista, que retirou muitos direitos trabalhistas e atacou o movimento sindical ao acabar o Imposto Sindical. Atuou para impedir a Reforma da Previdência.

Após conquistar seu registro sindical, o STTAR vem crescendo e se fortalecendo. Em sua curta e rica trajetória, o STTAR também ajudou no combate à Covid 19 e pela vacina, contra as fake news e em defesa da democracia.

O sindicato possui uma estrutura organizada para defender nossa categoria, assinando boas convenções coletivas de trabalho com muitos direitos para os trabalhadores e trabalhadoras da hortifruticultura. Conquistou um Acordo Coletivo de Trabalho com avanços significativos para os trabalhadores canavieiros. Em 2024, os aumentos salariais alcançaram as marcas dos 3,27% e 3,03%, respectivamente, com ganho real acima da inflação. Além disso, participa de outras lutas em parceria com instituições, governos e entidades sociais.

“Parabenizo o STTAR e toda a diretoria. Tenho muito orgulho de ter contribuído com sua criação como presidente fundador. Estou no segundo mandato e, junto com a diretoria e toda categoria, conquistamos muitas coisas: veículos novos, sede completamente equipada e um terreno. Temos dentista e oftalmologista, e um convênio com óticas. Avançamos com a participação feminina nas lutas, sendo que em mais de 50 lideranças sindicais, cerca de 40% são mulheres, entre outras vitórias”, celebra o presidente do sindicato, José Manoel dos Santos, o Zezinho. Segundo o dirigente, as perspectivas para o futuro é continuar avançando nas conquistas, com mais direitos trabalhistas, comprar uma sede própria e construir o clube de lazer da categoria.

Para a secretária geral e de Formação Sindical do STTAR, Samara Souza, são 8 anos de sucesso, lutas e resistência. “Sinto-me honrada em ter feito parte da fundação e compor a diretoria, fortalecendo e garantindo os direitos da classe trabalhadora ao longo desses anos. O sindicato é de extrema importância para nós, pois tem se mantido forte e combatente nesses anos, defendendo e garantindo nossos direitos. Que o STTAR se fortaleça a cada dia e continue na linha de frente no apoio, na formação, na capacitação e na defesa dos trabalhadores e trabalhadoras assalariados rurais”, destaca a dirigente, que também é secretária de Finanças da Fetar-Ba e secretária de Gênero e Geração da Contar. Com informações do STTAR.