A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil na Paraíba (CTB-PB) realizou na manhã desta quarta-feira, 30 de abril, uma panfletagem no comércio de Patos, em parceria com o SINFEMP, CES, UBM e Unegro sobre o ato do 1º de maio. A ação teve como objetivo conscientizar a população sobre pautas importantes da classe trabalhadora, como o fim da escala 6×1, isenção do Imposto de Renda para quem recebe até R$ 5 mil, igualdade salarial entre homens e mulheres, e a redução da jornada de trabalho sem redução de salários.
A atividade culminou com um ato público na Praça Cícero Supino, ao lado do Guedes Supermercado, reunindo trabalhadores do comércio e da indústria. Segundo o vice-presidente da CTB, Zé Gonçalves, o movimento teve grande adesão: “Foi uma excelente atividade. Presenciamos o apoio dos trabalhadores e trabalhadoras, especialmente contra a escala 6×1”.
Zé Gonçalves ressaltou que a jornada 6×1 penaliza especialmente as mulheres, que trabalham de segunda a sábado e, aos domingos, se veem sobrecarregadas com o trabalho doméstico. “O lógico e correto é trabalhar de segunda a sexta, com folga no sábado e domingo. A atual escala impede o convívio familiar e o lazer”, afirmou.
A CTB argumenta que o fim da escala 6×1 pode gerar até 2,5 milhões de empregos diretos, já que seriam necessárias novas contratações para compensar a redução da jornada de trabalho.