Gleisi Hoffmann recebe representantes dos trabalhadores no CDESS para debater prioridades da pauta sindical

Foto: CTB.

A Ministra da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Gleisi Hoffmann, reuniu-se nesta sexta-feira (9), no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo (SP), com os conselheiros representantes dos trabalhadores no Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (CDESS). O encontro teve como objetivo fortalecer o diálogo social e discutir prioridades da pauta da classe trabalhadora.

A reunião contou também com a presença do Secretário-Executivo do CDESS, Olavo Noleto, e foi marcada por um ambiente de escuta ativa e construção conjunta.

Os representantes das centrais informaram que a pauta unificada da classe trabalhadora foi apresentada ao presidente Lula em reunião realizada no dia 29 de abril. Eles ressaltaram que é fundamental que o governo contribua para a execução dessa pauta, inclusive atuando como interlocutor junto ao Congresso Nacional para garantir o avanço das principais reivindicações.

Entre os temas estratégicos apresentados pelas centrais estão a transição energética justa, a regulamentação da Convenção 151 da OIT e o fortalecimento da negociação coletiva — apontado como essencial para reequilibrar as relações de trabalho no Brasil.

A ministra Gleisi Hoffmann reconheceu a relevância da pauta das centrais, composta por 26 propostas, mas defendeu a definição de três ou quatro prioridades com maior viabilidade de tramitação. Ela apontou como temas centrais:

  • Fortalecimento da negociação coletiva, convergindo com as demandas apresentadas pelas centrais;
  • Correção da tabela do Imposto de Renda, com isenção até R$ 5 mil mensais;
  • Redução da jornada de trabalho, pauta que conta com o apoio do presidente Lula;
  • Redução das taxas do crédito consignado, com atenção especial à situação dos aposentados.

A ministra também destacou a importância da transversalidade no CDESS, incentivando o diálogo entre trabalhadores e empregadores para a construção de consensos em torno de pautas comuns.

O Secretário-Geral da CTB, Ronaldo Leite, participou do encontro e defendeu o aprofundamento da agenda trabalhista no Conselho. Em sua fala, destacou dois pontos sensíveis:  “É urgente que o governo atue para baixar a taxa de juros, que tem impacto direto sobre a renda dos trabalhadores e penaliza os mais pobres. Também é fundamental enfrentar os descontos indevidos nos benefícios do INSS. O Estado precisa saber diferenciar as entidades sérias, como a CONTAG e o SINDINAPI, daquelas que cometeram desvios. Apoiamos a investigação, mas não devemos permitir que se torne palco para os que defendem o fim dos sindicatos , afirmou Leite.

O Secretário-Executivo Olavo Noleto propôs aprofundar a articulação entre os conselheiros representantes dos trabalhadores, fortalecendo seu protagonismo nas deliberações e ações do CDESS.

A CTB avalia positivamente a iniciativa da Secretaria de Relações Institucionais e reafirma seu compromisso com a luta por uma agenda que valorize o trabalho, fortaleça a democracia e promova o desenvolvimento com justiça social.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.