A CTB-RS divulgou a programação oficial do seu próximo Congresso Estadual, que acontece nos dias 29 e 30 de maio com uma série de debates, mesas temáticas e atividades culturais. O evento reunirá dirigentes sindicais de diversas regiões do estado e contará com a presença de convidados de destaque no cenário político, econômico e sindical.
29 de maio – Reflexões sobre conjuntura e direitos trabalhistas
As atividades se iniciam às 8h com o credenciamento e a abertura oficial marcada para 9h30. Na sequência, será realizada a leitura do regimento interno, seguida de um intervalo para almoço.
À tarde, a programação traz mesas voltadas à análise da conjuntura e aos desafios do movimento sindical. Às 14h, a Mesa 2 contará com a participação do jornalista Altamiro Borges, do Centro de Estudos Barão de Itararé, que abordará os desafios do movimento sindical diante das conjunturas nacional e internacional. A economista do DIEESE Anelise Manganelli analisará o cenário estadual.
Ainda no primeiro dia, às 16h, temas centrais da luta sindical atual serão discutidos, como o custeio sindical e os limites da autonomia coletiva, em exposição do Desembargador Alexandre Corrêa, vice-presidente do TRT4. A deputada federal Daiana Santos também marcará presença para tratar da luta pelo fim da escala 6×1 e pela correção da tabela do Imposto de Renda.
A programação do dia se encerra com uma atividade cultural a partir das 20h, com apresentação da Banda Sindicato dos Músicos.
30 de maio – Juventude, mulheres e organização do movimento sindical
O segundo dia inicia às 9h com a mesa sobre a inserção da mulher e da juventude no movimento sindical, com participação de Biga Pereira, 1ª secretária da Mulher da CTB, e Rodrigo Callais, secretário da Juventude da central.
Às 10h30, o foco se volta à agricultura familiar como eixo estratégico para o desenvolvimento do país, com fala de Agnaldo da Silva Barcelos, dirigente da CTB RS e da FETAG.
Após almoço na sede da FETAG, a tarde será dedicada aos temas internos da central. Às 13h, será apresentado o balanço da gestão e o plano de lutas, seguido da eleição da nova diretoria, delegados ao 6º Congresso Nacional da CTB e coordenadores regionais, às 15h.
O congresso se encerra oficialmente às 16h do dia 30.
Informações; CTB-RS.