A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) intensifica sua mobilização de base neste mês de maio, com a realização de três Congressos Estaduais nos estados de Sergipe, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro. As atividades fazem parte da preparação para o 6º Congresso Nacional da Central, que será realizado em agosto de 2025, em Salvador (BA), com o lema “Unidade e Luta para Transformar o Brasil — Desenvolvimento com democracia, soberania e trabalho digno”.
Os Congressos Estaduais têm como objetivo eleger as delegações que representarão cada estado no Congresso Nacional, além de debater os rumos da luta sindical, os desafios da classe trabalhadora e as estratégias para o fortalecimento da central.
Sergipe (CTB-SE)
A CTB em Sergipe promove o seu V Congresso Estadual no dia 24 de maio de 2025, das 8h às 12h, no auditório do Sindicato dos Bancários de Sergipe (SEEB/SE), entidade filiada à central. O evento reunirá lideranças sindicais locais e dirigentes da CTB, com foco na discussão das pautas nacionais e regionais, reafirmando o compromisso com a unidade e a transformação social.
Rio Grande do Sul (CTB-RS)
A CTB-RS realiza seu Congresso Estadual nos dias 29 e 30 de maio. A programação inclui debates temáticos, mesas de discussão e atividades culturais, com a presença de dirigentes sindicais de diversas regiões do estado e convidados de destaque no cenário político e sindical. A proposta é consolidar um espaço plural de construção coletiva, voltado ao fortalecimento das lutas da classe trabalhadora gaúcha.
“Neste 6⁰ congresso, a CTB RS se consolida como uma das grandes centrais de nosso estado, estando a frente das principais lutas da Classe Trabalhadora e na defesa da democracia. Nosso grande desafio é dar continuidade à este crescimento e contribuir de forma efetiva para as transformações econômicas e sociais de nosso estado e do país”, disse Guiomar Vidor, presidente da CTB-RS.
Rio de Janeiro (CTB-RJ)
Nos dias 30 e 31 de maio, a CTB do Rio de Janeiro realiza seu 6º Congresso Estadual na sede histórica do Sindicato dos Estivadores, no bairro da Harmonia, na capital fluminense. Para o presidente da CTB-RJ, Paulo Sérgio Farias, o evento representa um marco na trajetória da central no estado:
“Aqui no Rio, a CTB-RJ realiza seu 6º Congresso. Nossa expectativa vem se confirmando e temos condições de realizar o maior congresso da nossa história. A CTB-RJ se mantém como uma grande referência entre as entidades do movimento social do estado, sendo a central sindical que mais cresceu no último período em número de entidades filiadas. E essa força nos impõe grandes responsabilidades. O chamamento da CTB em nosso estado está em plena sintonia com o lema do nosso congresso nacional: “Unidade e luta para transformar o Brasil e o Rio de Janeiro”. Essa mensagem é também uma convocação à ação, para podermos construir um amplo arco de alianças políticas em nosso estado, não apenas com o objetivo de derrotar a extrema-direita representada pelo governador Cláudio Castro — aliado de Bolsonaro —, mas também para fortalecer a luta da classe trabalhadora. É preciso avançar na redução da jornada de trabalho, pôr fim à escala 6×1, vencer a batalha no Congresso Nacional pela isenção do Imposto de Renda para quem ganha até cinco mil reais, e, mais do que isso, reafirmar a luta em defesa da soberania nacional, da democracia e de um projeto de desenvolvimento que tenha o povo como prioridade”, pontuou Paulinho.
Com os Congressos Estaduais, a CTB fortalece sua base, aprofunda o diálogo com as entidades filiadas e reafirma seu papel como protagonista na defesa dos direitos da classe trabalhadora. A etapa estadual é fundamental para garantir a representatividade e a diversidade no Congresso Nacional, consolidando uma central sindical comprometida com a democracia, a soberania nacional e o trabalho digno.
Confira a programação dos demais congressos estaduais, regimento interno – documento base , proposta de resolução política e identidade visual!