Bancárias da Bahia e Sergipe debatem desafios das trabalhadoras

Foto: CTB-BA.

O sábado (17) foi de importantes debates no 8º Encontro das Bancárias da Bahia e Sergipe, realizado pela Federação (FEEBASE) no Ginásio de Esportes dos Bancários, em Salvador. O evento reuniu trabalhadoras e trabalhadores da categoria, e teve a presença do secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Augusto Vasconcelos, que é presidente licenciado do Sindicato dos Bancários da Bahia.

“Foi o primeiro encontro na gestão com duas mulheres à frente da Federação. É muito marcante para nossa categoria, debatendo temas de interesse da categoria e das trabalhadoras no mercado de trabalho. Importante ter o secretário do Trabalho, Augusto Vasconcelos, que sempre mostrou visão ampla sobre a importância do papel das mulheres no processo de liderança e da política”, disse Andreia Sabino, presidenta da FEEBASE.

Para a secretária de Gênero da Federação, Nancy Andrade, ter mais de 100 pessoas no evento mostra a força da categirua. “Nós mulheres sabemos o quando é difícil conciliarmos as tarefas de casa, que impuseram a gente, com eventos importantes nos finais de semana. Mas, saímos daqui com mais força para enfrentar os desafios”, afirmou.

“Aqui as protagonistas são vocês, mulheres. Mas, nós homens temos que estar ao lado de vocês para fazer o enfrentado das desigualdades e assegurar igualdade de oportunidades. A questão não é fazer guerra dos sexos, mas garantir que a humanidade possa construir caminhos para uma sociedade justa”, destacou Augusto Vasconcelos.

Na programação, a economista Ana Georgina Dias, supervisora técnica do Dieese Bahia fez uma análise da desigualdade salarial entre mulheres e homens no setor bancário. Em seguida, a advogada especialista em Direito Civil, Beatriz Nóvoa abordou o Julgamento Interseccional de Gênero no Judiciário. Rita Serrano, ex-presidente da Caixa, falaou sobre Igualdade salarial, mulheres em cargos de liderança e empoderamento feminino. E a advogada especialista em Direito do Trabalho, Joana Rodrigues, tratou de assédio e violência no ambiente de trabalho, e o impacto na saúde mental das trabalhadoras: desafios e perspectivas.

Veja os pontos importantes dos debates no site da FEEBASE aqui. Mais fotos no Instagram da CTB Bahia (@ctb.bahia)

com informações da FEEBASE

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.