A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Paraíba (CTB/PB) segue com as visitas às suas regionais, como parte dos preparativos para o 6º Congresso Estadual, que será realizado no dia 14 de junho de 2025, na cidade de Patos, no sertão paraibano.
Recentemente, os sindicatos filiados das regionais de Guarabira e Mamanguape – que abrangem os municípios de Rio Tinto, Mamanguape, Guarabira, Sapé e Mari – receberam a visita do vice-presidente da CTB/PB, Zé Gonçalves, e do diretor Biu de Sapé. Durante as visitas, foram realizadas reuniões com os dirigentes locais, distribuídos o cartaz e a ficha de inscrição do Congresso, além de discutida a participação dos sindicalistas no evento.
Entre os presentes, destacaram-se os presidentes dos sindicatos de Rio Tinto (Azevedo), Guarabira (Selma), dos Servidores da Educação de Guarabira (Tony Alves), de Mari (Marcos Silva) e de Sapé (André), representando a região do Brejo e da Zona da Mata paraibana.
Os dirigentes sindicais demonstraram entusiasmo com a iniciativa, mas também cobraram maior presença e apoio da nova direção da CTB que será eleita, especialmente no acompanhamento das lutas cotidianas nos municípios.
Para o vice-presidente Zé Gonçalves, o compromisso da nova direção já está refletido no próprio slogan do 6º Congresso: “CTB classista, na base e na luta.” Segundo ele, “Eu acredito no trabalho coletivo e na força da base. A nova direção terá o compromisso de orientar e estar presente nas atividades de cada sindicato filiado.”
Gonçalves também defendeu uma política ativa de filiação a sindicatos ainda não vinculados a nenhuma central, ou esquecidos por outras entidades. “Vamos visitar os 223 municípios da Paraíba, com o objetivo de organizar, através da CTB, os servidores públicos, trabalhadores e trabalhadoras”, afirmou.
Durante sua agenda, o vice-presidente visitou ainda o Memorial das Ligas Camponesas, em Sapé. No encontro com a direção do Memorial, discutiu-se a participação no Congresso, que prestará homenagem à líder camponesa Elizabeth Teixeira – viúva do histórico militante João Pedro Teixeira, assassinado pelo latifúndio. Elizabeth, símbolo da luta pela reforma agrária, completou 100 anos em 2025.
O 6º Congresso Estadual da CTB/PB acontecerá no dia 14 de junho, em Patos, e deve reunir cerca de 200 sindicalistas de todo o estado.