Nesta terça-feira (20), a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) promoveu uma reunião com representantes da Juventude Popular da Luta (JPL) e Federação das Mulheres Paulistas (FMP) para discutir os impactos das altas taxas de juros e o aumento do custo de vida no país. A articulação faz parte de um esforço coletivo para fortalecer a mobilização social diante do atual cenário econômico. Segundo o vice-presidente da CTB, Ubiraci Dantas, foi decidido que será realizada uma plenária no próximo dia 9 de junho, com o objetivo de organizar uma grande mobilização nacional no dia 17 de junho.
“Reunimos aqui algumas entidades de uma frente, de um fórum, contra as altas taxas de juros e a caristia. Resolvemos fazer uma plenária no dia 9 de junho para discutir a preparação e a mobilização para o dia 17, que será um grande ato nacional. Essas taxas de juros estão absurdas, são quase um trilhão de reais indo para fora. Agora o governo já está propondo novo corte no orçamento. Do jeito que está, o Brasil vai voltar para trás”, afirmou Dantas.
O dirigente reforçou a importância da mobilização popular como forma de pressionar por mudanças na política econômica:
“Nós temos que ajudar o país a crescer. Para isso, temos que ir para a rua, tomar as ruas. No dia 17 de junho, vamos botar quente nesse sentido. Esse fórum contra as taxas absurdas e a caristia vai reunir mais entidades no dia 9, para depois partir com força total para o dia 17.”
A expectativa é de que o ato do dia 17 tenha grande repercussão, com destaque para a mobilização em São Paulo, onde os manifestantes pretendem ocupar a Avenida Paulista em protesto contra os juros elevados e o arrocho fiscal.