Um importante encontro em homenagem ao centenário de Clóvis Moura (1925–2025) acontece nesta quinta-feira, 3 de julho, às 19h, na Livraria Tapera Tapera, localizada na Galeria Metrópole (Av. São Luís, 187 – 2º andar), no centro de São Paulo. O evento marca o lançamento da 7ª edição de “Rebeliões da Senzala”, uma das obras mais emblemáticas do sociólogo, historiador e jornalista que dedicou sua vida ao estudo das lutas do povo negro no Brasil.
A atividade contará com um debate especial, reunindo figuras de destaque no pensamento crítico brasileiro. Estão confirmadas:
-
Cristiane Sabino – Professora Dra. no Departamento de Serviço Social da UFSC
-
Juarez Xavier – Professor Dr., diretor da FAAC/Unesp-Bauru e ativista do movimento negro
-
Soraya Moura – Historiadora, filha e divulgadora da obra de Clóvis Moura
-
Najara Costa – Doutoranda em Humanidades (USP) e vereadora em Taboão da Serra (SP)
O evento é promovido pela Fundação Maurício Grabois, com apoio das editoras Anita Garibaldi e de entidades como UNEGRO, UBM (União Brasileira de Mulheres) e a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB).
A nova edição de Rebeliões da Senzala reforça o legado intelectual de Clóvis Moura, cuja produção segue sendo fundamental para compreender o papel histórico das resistências negras à escravidão e ao racismo estrutural no Brasil. Lançada originalmente em 1959, a obra é referência no pensamento marxista e antirracista brasileiro.