As centrais sindicais promovem no próximo dia 9 de julho (quarta-feira), às 9h, um grande ato político em homenagem ao Dia da Luta Operária, na sede da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), localizada na Rua Cardoso de Almeida, 1843, em São Paulo.
O evento deste ano celebra dois marcos históricos da classe trabalhadora brasileira: os 40 anos da Greve da Campanha Salarial Unificada de São Paulo de 1985 e os 70 anos da fundação do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE). A mobilização contará com a presença de lideranças sindicais de diversas centrais e entidades que seguem comprometidas com a luta por direitos e justiça social.
A CTB estará presente no ato, reafirmando seu compromisso com a valorização da memória operária e a continuidade das lutas da classe trabalhadora. Para o presidente da CTB São Paulo, Ren Vicente, o 9 de julho tem um profundo significado político e histórico:
“O ato de 9 de julho, Dia da Luta Operária, é um resgate da memória da classe trabalhadora, relembrando nossos lutadores e lutadoras que contribuem e contribuíram na construção de uma sociedade mais justa!”
A iniciativa também é um momento para reforçar pautas atuais da classe trabalhadora, como melhores condições de trabalho, salários dignos, redução da jornada, combate às desigualdades e fortalecimento da organização sindical.
O ato é organizado conjuntamente por diversas centrais sindicais, entre elas CTB, CUT, Força Sindical, UGT, CSB, Nova Central, Intersindical, além de organizações parceiras como o DIEESE, Instituto Astrojildo Pereira, OBORÉ, entre outras.