Quase 15 dias após o falecimento do ex-presidente da FETAG-BA, João da Cruz, a Diretoria Executiva da Federação, em diálogo com lideranças regionais e seguindo o estatuto da entidade, definiu o nome do então vice-presidente, José Luiz Cardoso de Oliveira, como novo presidente da entidade.
Com uma trajetória marcada pelo engajamento e formação na base, José Luiz representa uma renovação geracional na condução da Federação. Agricultor familiar e ex-aluno de Escola Família Agrícola, é filiado ao STTR de Palmas de Monte Alto desde 2017. No ano seguinte, já integrava a Diretoria como secretário de Jovens e, posteriormente, coordenador do Polo Sindical da Região de Guanambi. Em 2022, foi convidado para a vice-presidência da FETAG-BA, enquanto seguia atuando no sindicato local e na Rede de Educadores Populares da Bahia, com formação pela ENFOC.
A nova gestão inicia com o compromisso de dar continuidade à luta histórica em defesa dos trabalhadores e trabalhadoras rurais, mantendo vivos os princípios da solidariedade, companheirismo e consciência de classe.
“É com essa trajetória que assumo a presidência da FETAG-BA, confiado pela Diretoria, que dará o suporte necessário na condução da vida e luta do MSTTR baiano. Reafirmo o compromisso com a luta e a representação dos trabalhadores e trabalhadoras do meio rural baiano, contribuindo com o Nordeste e com o Brasil”, declarou o novo presidente.