Na manhã desta segunda-feira (7), durante a realização da IV Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial (CONEPIR), em Feira de Santana, a CTB Regional Portal do Sertão deu início à votação do Plebiscito Popular. A coordenadora da regional, Daiana Alcântara, levou uma urna ao evento, permitindo que os participantes contribuíssem com seus votos na consulta popular.
“A escala de trabalho 6×1 – seis dias trabalhados para um de folga – afeta desproporcionalmente a população negra. Trabalhadores negros são maioria nesse regime e, frequentemente, recebem os menores salários, o que escancara a exploração e a desigualdade racial no mercado de trabalho. Por isso, iniciar a coleta de votos em uma conferência cujo tema central é ‘Igualdade e Democracia: reparação e justiça racial’ tem um significado profundo”, destacou Alcântara.
Ela também ressaltou o engajamento dos sindicatos ligados à CTB na luta por uma pauta de justiça social e econômica: o fim da escala 6×1, a taxação dos super-ricos e o aumento do teto de isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil em nível municipal. Estão envolvidos nessa mobilização os sindicatos APLB, SINTEST-BA, SINDSAÚDE, Sindicato dos Bancários de Feira de Santana e SINDBORRACHA.
A ação na conferência se soma ao início oficial da campanha do Plebiscito popular Bahia, lançado no último domingo (6) durante o tradicional Bando Anunciador. Diversos movimentos sociais, estudantis, partidos políticos e sindicatos integrantes do Movimento pela democracia estão mobilizados na construção de uma ampla participação popular em defesa da justiça social e tributária no Brasil.