Na manhã da última sexta-feira (4), o SINDMETRO-PE, deu início ao Seminário de Gestão e Planejamento, reunindo a direção executiva e a diretoria de base da categoria metroviária de Pernambuco.
A mesa de abertura contou com uma importante Análise da Conjuntura Política Nacional e Internacional, com as contribuições de Helmiton Bezerra, presidente da CTB-PE, e Paulo Rocha, presidente da CUT-PE. O debate trouxe elementos centrais para compreendermos os desafios atuais do movimento sindical e os impactos das políticas neoliberais sobre os serviços públicos e os direitos da classe trabalhadora.
O presidente da CTB-PE, Helmilton Beserra, fez uma análise de conjuntura voltada ao cenário mundial, destacando o genocídio do povo palestino promovido por Israel. Ele traçou um paralelo com o sistema capitalista que domina a maioria dos países, classificando-o como um sistema opressor.
“O capitalismo usa, explora e depois descarta. É um sistema que só visa aos próprios interesses. O metrô do Recife tem um papel importante, e é justamente por isso que querem privatizá-lo: para fazer o mesmo que já fizeram com algumas estatais — utilizam, extraem tudo o que podem e, quando não conseguem mais lucrar, descartam e devolvem ao governo. É isso que o sistema capitalista faz”, afirmou Helmilton.
Esse é um momento fundamental de troca, formação e planejamento coletivo da luta. Postamos alguns registros da participação ativa da nossa categoria, que fortalece o SINDMETRO-PE como instrumento de resistência e construção de um metrô público, de qualidade e com trabalhadores valorizados.
Informações: SINDMETRO-PE.