A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) manifesta seu mais firme e veemente repúdio à decisão do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, de realizar a V Conferência Estadual de Políticas para Mulheres do estado de São Paulo exclusivamente no formato virtual.
Tal medida representa um grave retrocesso no processo democrático e na luta das mulheres por espaços reais de participação e construção de políticas públicas. Ao impedir o encontro presencial entre mulheres de diferentes regiões, origens e vivências, o governo estadual compromete a pluralidade, a escuta sensível e o debate coletivo, pilares fundamentais das conferências democráticas.
As conferências presenciais são conquistas históricas dos movimentos sociais e feministas, e sua realização física é indispensável para garantir que as demandas das mulheres de todas as partes do estado — sobretudo das mais vulnerabilizadas e periféricas — sejam ouvidas e incorporadas na formulação de políticas públicas efetivas e transformadoras. Reduzir esse espaço à modalidade virtual é, na prática, excluir, silenciar e invisibilizar muitas dessas vozes.
A CTB reafirma seu compromisso com a democracia participativa, com os direitos das mulheres e com a construção de um estado que respeite a diversidade, promova a igualdade de gênero e fortaleça a presença das mulheres nos espaços de decisão.
Seguiremos mobilizadas e em luta por um processo conferencial que seja plural, presencial, popular e verdadeiramente representativo.
Celina Areas
Secretária da Mulher Trabalhadora da CTB
Adilson Araújo
Presidente da CTB
Julho de 2025