Com o tema “Impactos das Reformas do Estado na Qualidade de Vida das Trabalhadoras Aposentadas”, a ASSUFBA realizou, nesta quarta-feira (23), sua Conferência Livre preparatória para a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres (5ª CNPM), que será realizada em Brasília, no mês de setembro.
O ato foi conduzido pelas dirigentes Aldemária Ione e Eliete Gonçalves, e contou com a participação da deputada federal Alice Portugal e da presidenta da UBM Bahia, Jéssica Baiano. O debate foi enriquecedor sobre como as mudanças afetam os direitos conquistados e as estratégias para garantir a valorização das aposentadas.
“No governo do inominável e inelegível, os direitos das mulheres foram constantemente atacados. Agora, com Lula, estamos num processo de reconstrução das políticas públicas, da ampliação da participação feminina na política e de ações que possam garantir o fim da violência e a promoção do protagonismo feminino. Esse debate na ASSUFBA é muito enriquecedor, com propostas que levaremos para a conferência nacional. Reitero o meu compromisso em seguir representando as mulheres no Congresso Nacional. Juntas somos mais fortes”, afirmou Alice Portugal.
Jéssica Baiano explicou todo o funcionamento da 5ª CNPM e falou sobre os eixos temáticos do tema principal ‘Mais Democracia, Mais Igualdade e Mais Conquistas para Todas’. “Esses eixos incluem a participação política paritária e fortalecimento da democracia; o enfrentamento às violências de gênero; a autonomia econômica e mundo do trabalho; a saúde integral, direitos sexuais e reprodutivos; a educação não sexista e cultura igualitária; e equidade para as mulheres em sua diversidade”, pontuou.