Mais uma pesquisa confirma o apoio do povo brasileiro ao presidente Lula (PT) contra os absurdos do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e a família traidora Bolsonaro. O estudo Pulso Brasil/Ipespe foi divulgado nesta quinta (24) e revela que a maioria da população apoia a reação de Lula e repudiam a atuação de Eduardo Bolsonaro, Jair Bolsonaro e Donald Trump na guerra tarifária contra Brasil.
O levantamento aconteceu entre 19 e 22 de julho e ouviu 2,5 mil brasileiros por telefone e online. A margem de erro é de 2% para mais ou para menos, e o índice de confiança, 95,45%. A pesquisa mostra que 50% aprovam a reação de Lula frente ao tarifaço enquanto 46% desaprovam. Os dados mostram eleitores que se declaram de “centro” (definidores das eleições) se colocam ao lado do presidente.
Entre quem se diz de direita, a aprovação da postura de Lula é de 88%, com apenas 10% de desaprovação. No centro, 62% avalizam a reação de Lula e apenas 34% se colocam contra. Na direita, 16% aprovam e 81% reprovam e 16% aprovam.
Jair Bolsonaro tem rejeição de 60%, a maior de todas, só comparada a do filho, Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que conspira nos EUA e é reprovado por 59% dos brasileiros. A reprovação da família supera a dos presidentes do Senado, Davi Alcolumbre, e da Câmara, Hugo Motta. Ambos tem 49% de desaprovação.
DONALD TRUMP RECHAÇADO
Após pedir o fim do julgamento de Bolsonaro para suspender a taxação ao Brasil, o presidente dos EUA, Donald Trump é rechaçado pela população brasileira. Segundo o Ipespe, entre maio e julho sua desaprovação subiu de 55% para 61%. A aprovação caiu de 39% para 33%.
Os brasileiros mostram que Trump influenciará negativamente as eleições presidenciais em 2026: cerca de 53% dizem que o seu apoio prejudica o candidato. Já 32%, afirmam que ajuda. O candidato de Trump só terá a adesão da direita: 66% dizem que vai ajudar e 19% que prejudicará. No Centro, 69% acreditam que Trump mais atrapalha do que ajuda. Na esquerda esse índice é de 88%.
com informações da Revista Fórum