Nesta terça-feira (4), foi realizada a abertura do 6º Congresso Estadual da CTB Bahia, no SENAI CIMATEC, em Salvador, com forte destaque para os discursos em defesa da soberania nacional e contra a guerra comercial dos Estados Unidos. O evento contou com a presença de representantes das principais centrais sindicais, partidos políticos e movimentos sociais.
O presidente nacional da CTB, Adilson Araújo, participou ativamente do congresso, ressaltando a importância da CTB Bahia e sua liderança Rosa de Souza na construção da Central e no protagonismo das lutas populares. Em seu discurso, Adilson reforçou a necessidade de unidade classista para enfrentar a extrema direita e destacou o compromisso do movimento sindical com o sucesso do governo Lula e a vitória nas eleições de 2026. “Vamos seguir nessa linha de amplitude que transformou a CTB na segunda maior central do Brasil”, afirmou.
Rosa de Souza, presidenta da CTB Bahia, falou com muita gratidão pela dedicação de dirigentes, coordenadores e colaboradores que mantiveram a CTB na linha de frente das principais lutas da classe trabalhadora, especialmente durante a pandemia, contra os ataques do governo Bolsonaro, e na defesa da democracia e da soberania nacional.
Ela destacou ainda a autonomia da Central para apoiar os governos Jerônimo e Lula em políticas que valorizam o trabalho, fortalecem a agricultura familiar e valorizam os servidores públicos, visando a consolidação de vitórias em 2026.
Durante o evento, autoridades e convidados reconheceram a relevância da CTB na luta social. O secretário do Trabalho da Bahia, Augustos Vasconcelos, enfatizou a importância do movimento sindical para a defesa da soberania e criticou a submissão aos interesses estrangeiros. Parlamentares, lideranças sindicais e representantes de movimentos sociais também destacaram a força da CTB e o papel de Rosa de Souza na presidência da Central.
O congresso contou ainda com a participação do novo presidente da FETAG-BA, José Luiz, e representantes das demais centrais sindicais que reforçaram a unidade em defesa da democracia, soberania e ampliação dos direitos sociais e trabalhistas.
O 6º Congresso da CTB Bahia segue consolidando a Central como protagonista das lutas da classe trabalhadora no estado e no país.