Durante o 6º Congresso Nacional da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), que será realizado entre os dias 6 e 9 de agosto, em Salvador (BA), a classe trabalhadora também será representada pela cultura. O Centro de Estudos 1º de Maio, com apoio da CTB e patrocínio da Transpetro e do Banco do Nordeste, realiza o Festival de Cultura e Arte da Classe Trabalhadora – FESTRAB 2025, com uma programação artística gratuita, aberta ao público, e focada na valorização da produção cultural popular.
O evento acontecerá na sede da AABB, localizada na Rua Deputado Paulo Jackson, 869, no bairro de Piatã, e reunirá apresentações musicais e manifestações culturais de diferentes regiões, integrando o debate político à expressão cultural da classe trabalhadora.
O FESTRAB reafirma o papel da arte como instrumento de resistência, denúncia e identidade. A programação se estende por quatro dias, com atrações que transitam pelo samba, pagode, percussão afro-brasileira e outras expressões populares.
Programação completa:
Quarta-feira – 6 de agosto
– 20h: Apresentação do grupo Samba de Pretas
Quinta-feira – 7 de agosto
– 12h: Show com Roberval Santos e Márcia Vaquer
– 17h: Ato de abertura com o grupo Malê Debalê, considerado o maior balé afro do mundo
– 20h: Apresentação do grupo Pagode do Lu
Sexta-feira – 8 de agosto
– 12h: Show com Roberval Santos e Márcia Vaquer
– 18h: Apresentação do grupo RACUFÁ
– 20h30: Show com Pagode do Lu
– 22h30: Apresentação do grupo Samba de Roda Urbano
Sábado – 9 de agosto
– 15h: Encerramento com o grupo Samba de Farofa
O festival reforça a proposta da CTB de promover não apenas a mobilização política e sindical, mas também a valorização das expressões culturais da classe trabalhadora brasileira. A entrada é gratuita em todos os dias do evento, que se insere como parte integrante da programação do congresso.