Em uma cerimônia realizada nesta terça-feira (12), na Secretaria de Estado de Saúde (SESRJ), membros da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB/RJ) e da Federação das Entidades Sindicais dos Servidores Públicos do Estado do Rio de Janeiro (Fesep-RJ) tomaram posse como novos conselheiros do Conselho Estadual de Saúde. O evento reuniu representantes da sociedade civil, políticos e membros de entidades, reforçando o compromisso com a saúde pública no estado.
A mesa de certificação contou com a presença de Dani Moretti, secretária de Saúde do Trabalhador e Segurança no Trabalho da CTB/RJ. Em sua fala, Moretti destacou a importância da atuação dos novos conselheiros e a responsabilidade do poder público. “O Secretário de saúde deve ter compromisso com o controle social e com a saúde no nosso estado. É assim que se garante que a saúde pública sirva a população que trabalha e produz”, declarou.
Durante a cerimônia, um documento crucial foi entregue à Secretária de Saúde, Claudia Mello: o Plano Estadual de Saúde. A iniciativa visa combater a precarização do trabalho e priorizar as necessidades da população. “Trabalho precarizado não atende a saúde pública, só aos interesses econômicos”, afirmou a mesa, ressaltando o foco na melhoria das condições de trabalho.
A questão da jornada de trabalho também foi pauta de discussão. “Esperamos que não tenhamos mais a escala 6×1, pois essa escala não serve mais. O trabalhador precisa ter tempo para descansar!”, destacou Dani Moretti, evidenciando a busca por um modelo mais justo e humano.
Uma grande notícia é a de que o companheiro Jorge do Valle, diretor de Saúde do Trabalhador do Sintsama, irá compor, como titular, a Comissão de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora!
A parceria entre a CTB e a Fesep foi celebrada pelo presidente dos servidores municipais de Araruama e diretor da CTB/RJ, Luiz Marcelo Loureiro Mota. Ele ressaltou o trabalho conjunto em prol do Sistema Único de Saúde (SUS), enaltecendo sua qualidade e reputação internacional. Mota também agradeceu aos presidentes da CTB/RJ, Paulo Faria, e da Fesep, Marco Correa, e a todos os companheiros que se unem nessa luta.
Com informações: CTB-RJ.